De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 43 milhões de crianças até cinco anos apresentam sobrepeso. No Brasil, a situação também é alarmante, já que por aqui, 30% das crianças são obesas, incluindo adolescentes.

Fatores genéticos e hormonais são algumas das causas para a doença. Entretanto, inúmeros estudos ao redor do mundo relatam que os maiores responsáveis pela obesidade ainda são a dieta desbalanceada e a falta de exercícios físicos, hábitos normalmente endossados pelos pais.

Hábitos modernos e sedentários, como assistir televisão e jogar video game, também contribuem para uma diminuição do gasto calórico diário.

Como mudar esse quadro?

Os pilares fundamentais no tratamento da obesidade infantil são as modificações no comportamento e nos hábitos de vida (tanto da criança quanto da família), que incluem mudanças nos planos alimentar e atividade física. Na primeira infância, por exemplo, recomenda-se que os pais forneçam às crianças refeições e lanches saudáveis, balanceados, com nutrientes adequados.

Atividades físicas são essenciais para a saúde de qualquer criança. Se a criança estiver obesa e pouco hábil no esporte, é preciso ter criatividade e propor atividades físicas lúdicas, como descer escadas do edifício onde mora, jogar balão, pular corda, caminhar na quadra, além de ajudar nas tarefas domésticas.

A criança precisa encontrar a atividade física que mais lhe dá prazer. Ela não precisa ser competitiva, pois muitas crianças se sentem melhor em aulas como natação, por exemplo, do que em esportes de quadra.

Natação infantil na Carpe Diem

Na Carpe Diem, as aulas de natação infantil trabalham o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, além de seus aspectos emocionais e sociais. Outro benefício da natação é a melhora do desenvolvimento neuromotor e o aprimoramento da sociabilidade e autoconfiança.

Considerada por muitos como a única atividade que pode ser praticada sem contra-indicações e em todas as idades, ela fortalece os músculos, ajuda na respiração, trabalha a noção espacial e ajuda a desenvolver diversas outras habilidades psicomotoras.

Portanto, a natação infantil tem papel fundamental na saúde das crianças, pois obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos problemas que podem acometer os pequenos que praticam pouca ou nenhuma atividade física.

Confira nossos horários e #vempracarpediem.