Os últimos meses não foram fáceis! A nova rotina imposta pelo isolamento social gerou ansiedade e tempo ocioso, fatores que contribuíram para que as pessoas passassem mais tempo na cozinha, não apenas cozinhando, mas comendo também. Além disso, outros fatores, como academias fechadas, favoreceram para que os efeitos da pandemia da Covid-19 fossem sentidos diretamente na balança.
Você se identifica com essa realidade, ou seja, você deu uma extrapolada nos últimos meses e agora não sabe por onde começar a correr atrás do prejuízo? Nós facilitamos a sua vida e indicamos três dicas que podem te ajudar a voltar a focar na dieta e, principalmente, na alimentação saudável.
Dica 1: Crie uma rotina de refeições
Com certeza você já ouviu falar que, para se manter em forma, é preciso fazer ao menos cinco refeições por dia. Se esse não era um hábito que você mantinha antes da pandemia, nessa fase de readaptação, essa pode ser uma dica muito importante.
Ao se alimentar mais vezes por dia, você se sente mais saciado e evita exageros no almoço e jantar. As cinco refeições que você deve incluir em sua rotina incluem: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Vale lembrar, no entanto, que estamos falando de alimentos saudáveis e pouco calóricos.
Para os lanches da tarde e da manhã, por exemplo, você pode apostar em frutas desidratas e castanhas, que são ótimas para a dieta e fáceis de transportar para o trabalho. Caso essa nova rotina seja um desafio no início, a sugestão é que você ative o alarme do celular para se lembrar das refeições e não pular nenhuma delas.
Dica 2: Foque nas verduras, legumes e frutas
Não tem jeito: quem quer focar na dieta e ter uma alimentação saudável precisa evitar os alimentos ricos em gordura trans e saturadas e se jogar de cabeça nas frutas e vegetais.
A primeira sugestão para que você consiga fazer isso de forma eficiente é, na hora das compras, evitar os corredores dos congelados, doces e salgadinhos e passar mais tempo na sessão de hortifrúti. Afinal, você vai priorizar em seu dia a dia, aquilo que estiver à mão na dispensa da sua casa.
A segunda dica importante é criar novas receitas para incluir as verduras, legumes e frutas na sua alimentação. Na internet, você encontra uma infinidade de receitas capazes de transformar a cara e o sabor até mesmo daqueles vegetais mais sem graça. A berinjela, por exemplo, pode dar origem a uma deliciosa lasanha, as frutas, em um refrescante smoothie e a batata doce, em chips crocantes.
Dica 3: Acostume-se a consumir menos açúcar em seu dia a dia
Como já dissemos – e provavelmente você já saiba – alguns alimentos são proibidos para quem quer fazer as pazes com a balança. Se esse é o seu caso, evitar biscoitos, chocolates, balas, refrigerantes e doces industrializados no geral é muito importante.
Além de serem ricos em calorias e pobres em nutrientes, eles ainda contribuem para o ganho de peso e até para o aparecimento de doenças, como o diabetes.
Você também pode substituir o açúcar por stévia, mel ou açúcar mascavo (em pequenas quantidades, é claro) ou até tentar se acostumar a não adoçar alguns alimentos do seu dia a dia, como cafés, chás e sucos, por exemplo.
Além da alimentação saudável, fazer exercícios regularmente também é essencial para quem quer voltar ao peso de antes da pandemia.
Então, cuide da sua dieta e não se esqueça de fazer a sua matrícula ou de retomar os treinos na Carpe Diem Academia.
Você, a sua autoestima e a sua saúde física e mental só têm a ganhar!