Só quem já passou ou está passando por uma gestação sabe o quanto esse período pode ser incrível, mas também estressante. Além das mudanças do corpo e oscilações dos hormônios, a mulher ainda tem que lidar com a ansiedade de aguardar a chegada do bebê, se preparar física e psicologicamente para o parto e suportar todas as inseguranças que estão relacionadas em ter e educar um filho.

Devido a todos esses fatores, realizar uma atividade que ajude a superar as tensões e o estresse pode ser fundamental para que as futuras mamães tenham uma gravidez mais calma e confortável.

Porém, quando o assunto é atividade física na gestação é preciso ter atenção, afinal, algumas modalidades de maior impacto podem representar riscos para a saúde da mulher e também do bebê. O mais indicado para esse período, é procurar por exercícios mais leves e relaxantes, como a yoga.

Benefícios da yoga na gestação

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Investigação em Saúde Fetal, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, revelou que a yoga pode ajudar a reduzir os níveis dos hormônios do estresse em quase 15% durante a gestação.

Os motivos pelos quais isso acontece são basicamente dois: um está ligado ao fato de a yoga relaxar o corpo, o outro está ligado a serotonina, o hormônio do prazer, que é liberado pelo cérebro durante a realização dessa atividade física.

Mas a diminuição do estresse não é o único benefício que a yoga traz para a rotina das gestantes. Essa atividade também ajuda a mulher a compreender melhor o seu corpo e as mudanças pelas quais ele está passando, contribui para que a futura mamãe consiga manter uma boa postura e, assim, tenha menos dores nas costas e prepara o assoalho pélvico para o parto normal.

A yoga na gravidez também ajuda a evitar os inchaços comuns, principalmente, no final da gestação e pode fazer com que os rins da mulher grávida funcionem melhor, minimizando a retenção de líquido, ou seja, o inchaço, que também é bastante comum durante a gravidez.

Posições de yoga mais indicadas na gestação

Apesar de a yoga ter tudo a ver com a gestação, não são todas as posições que podem ser realizadas nesse período, como aquelas em que a mulher precisa ficar com a barriga ou a cabeça para baixo. O indicado é fazer um acompanhamento com um médico e contar sempre com o apoio de um bom professor, que saberá passar os exercícios adequados para a saúde e segurança da mamãe e também do bebê.

Ainda assim, algumas posturas mais básicas podem ser realizadas para aliviar as dores e o estresse, sem representar qualquer risco. Conheça algumas delas e como realizá-las:

Pranayama

Essa posição pode ser realizada sentada ou deitada. Basta manter a coluna ereta e inspirar e expirar lenta e profundamente pelo nariz, preenchendo e esvaziando bem os pulmões.

Uttanasana

Para fazer essa postura é preciso ficar em pé e manter as pontas dos pés viradas para a horizontal. Depois, é necessário encostar as costas e os glúteos em uma parede e escorregar para baixo, sem encostar o bumbum no chão. Por fim, basta unir as mãos em frente ao peito e manter os cotovelos apoiados no joelho.

Viparita Karani

Para fazer a viparita karani é preciso deitar no chão, colocar uma almofada embaixo da região lombar, encostar os glúteos na parede e estender as pernas para cima. Para finalizar, basta repousar as mãos sobre a barriga e relaxar.

Savasana

Essa postura exige a utilização de dois travesseiros ou almofadas. Para realizá-la é necessário deitar-se sobre o lado esquerdo, deixando a perna direita flexionada e apoiada sobre um dos travesseiros, enquanto a perna esquerda fica esticada. O outro travesseiro deve ser utilizado para apoiar os ombros e a cabeça. Depois, basta aproveitar o momento para fechar os olhos e se conectar com o corpo e o bebê.

Virabhadrasana

Para realizar a virabhadrasana ou a postura do guerreiro, como é mais conhecida, é preciso manter os pés bem afastados (um para frente e o outro para trás) e levantar os braços até a altura dos ombros. Em seguida, basta inspirar, virar o pé da frente em 90 graus e o pé de trás em 45 graus, dobrar o joelho da frente, tentando mantê-lo alinhado com o dedo mindinho e olhar por cima da mão. 20 segundo nessa posição é suficiente, depois, basta repetir os mesmos passos com a outra perna.

Está precisando aliviar o estresse ou as dores da gestação? Adquira um free pass da Carpe Diem Academia e faça o teste: com algumas aulas você perceberá os efeitos dessa atividade agindo sobre o seu corpo e bem-estar!