O avanço da idade traz consigo diversos problemas de saúde, mudanças no corpo e até na mente. Com isso, a independência vai ficando para trás e a realização de algumas atividades pode se tornar cada vez mais difícil.

Você deve estar se perguntando “como, então, dar uma desacelerada nos efeitos do tempo para ter mais saúde, bem-estar e qualidade de vida?”. Aqui vai uma ótima sugestão: que tal começar a praticar musculação?

Muita gente não sabe, mas as aulas de musculação são indicadas para qualquer idade, desde que sejam feitas com um acompanhamento especializado e respeite as limitações do praticante. Levando em consideração esses cuidados, essa atividade física está mais do que liberada, mesmo para as pessoas com mais de 60 anos de idade.

Agora que você já sabe que não existe idade limite para fazer musculação, confira alguns benefícios que essa atividade irá trazer para a saúde dos idosos:

Elimina as dores

A perda de massa muscular é algo muito comum com o avanço da idade, o que acaba ocasionando dores nas mais diversas regiões do corpo. Com a ajuda da musculação, no entanto, além dessa perda acontecer de forma mais lenta, a musculatura e as articulações são fortalecidas, melhorando o desempenho físico do atleta da terceira idade.

Fortalece os ossos

Não são só os músculos que saem ganhando com as aulas de musculação, os ossos também. Isso acontece porque essa atividade física ajuda na recuperação de massa óssea, o que é ótimo, principalmente, para quem tem osteoporose e para as mulheres que, após a menopausa, sofrem essa perda de forma mais intensa.

Controla a glicose

Existem muitos casos de pessoas que começam a ter problemas de diabetes com o avanço da idade. Para quem não quer sofrer com esse problema de saúde, a musculação é uma ótima pedida, pois, além de controlar os níveis de glicose no sangue, ela evita que essa doença progrida e afete outros órgãos vitais, como os rins e o coração.

Garante maior equilíbrio

Na terceira idade, qualquer queda, por menor que seja, pode se transformar em uma grande complicação e, infelizmente, esse tipo de acidente é bastante comum entre as pessoas com mais de 60 anos de idade. Pesquisas revelam que 88% dos idosos têm medo de sofrer uma queda e 37% caem pelo menos uma vez por ano.

A grande parte dessas quedas acontecem porque o idoso já não tem mais flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Mas a boa notícia é que a musculação ajuda em cada um desses fatores, deixando o idoso muito mais seguro e independente, principalmente, para realizar pequenas tarefas do dia a dia.

Deixa o coração forte

Se o coração não está bem, nada vai bem. Frequentando as aulas de musculação, porém, fica muito mais fácil fortalecer o tecido cardíaco, bem como evitar qualquer tipo de problema, mesmo porque, com o corpo em forma, as chances de um idoso (ou qualquer outra pessoa) apresentar uma doença cardíaca são bem menores.

Evita a depressão

Diversos fatores influenciam na saúde psicológica dos idosos, tornando-os alvos fáceis da depressão e ansiedade. Evitar esses problemas, no entanto, pode ser muito fácil com a ajuda da musculação, afinal, essa atividade física libera endorfina, que é responsável pela sensação de prazer e felicidade.

Além disso, o simples fato de o idoso se sentir mais independente e seguro, já contribui com a sua autoestima e o seu bem-estar. Sem falar que, as aulas de musculação podem ser ótimos motivos para criar uma rotina na vida das pessoas com mais de 60 anos de idade e uma forma de fazer com que elas criem novos laços de amizade.

Os instrutores da Carpe Diem Academia estão preparados para atuar com a terceira idade, respeitando as suas limitações e contribuindo para que ela obtenha ótimos resultados com a prática dessa atividade física. Adquira o seu free pass e faça um teste!