Se você faz ou fez academia, certamente já ouviu falar sobre avaliação por bioimpedância. Mas você sabe exatamente para que ele serve e como ela pode ser útil para o seu desempenho?

A avaliação física por bioimpedância trata-se de uma avaliação de alta precisão que analisa a composição corporal, permitindo, assim, analisar os níveis de gordura, hidratação, massa magra e massa muscular, água intra e extracelular, saúde celular, taxa metabólica basal e IMC.

A partir dos resultados obtidos com esse exame é possível avaliar as condições reais do corpo no momento, bem como se torna mais fácil determinar um tipo de treino específico para cada pessoa – o que justifica o fato de esse teste ser tão popular em academias.

Como a avaliação por bioimpedância é realizada

O teste por bioimpedância é indolor e não dura mais que cinco minutos. Ele pode ser realizado de duas formas diferentes, porém, em ambas as opções os resultados são obtidos da mesma forma: por meio de correntes elétricas que atravessam todo o corpo e são conduzidas através da água presente no organismo.

A balança de bioimpedância é uma das opções utilizadas para realizar esse exame. Nesse método, o atleta deve apenas se posicionar sobre a balança e segurar o painel do equipamento com as duas mãos. Tanto na superfície do aparelho como neste painel existem placas de metal, que emitem as correntes elétricas necessárias para a obtenção dos resultados.

Outro método utilizado para o teste de bioimpedância são eletrodos posicionados nos pés e nas mãos da pessoa avaliada, enquanto ela se mantém deitada em uma maca. A corrente elétrica circula pelo corpo através dos eletrodos e, assim, é possível obter todos os resultados do exame.

Apesar de ser muito simples, é importante tomar alguns cuidados antes de realizar a avaliação por bioimpedância para garantir que os dados obtidos realmente expressem a composição corporal da pessoa avaliada.

Esses cuidados são:

– Evitar comer, tomar café ou fazer exercícios físicos 4 horas antes do exame;
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
– Beber de 2 a 4 copos de água antes do teste;
– Não passar creme nos pés ou nas mãos para fazer a avaliação;
– Utilizar peças de roupas leves.

Por que fazer o teste por bioimpedância?

O teste por bioimpedância apresenta resultados muito precisos e permite que os instrutores consigam entender o organismo de seus alunos mais a fundo, identificando até mesmo em quais regiões do corpo há um maior acúmulo de gordura.

Com essas informações, se torna muito mais fácil criar treinos específicos para as necessidades e objetivos do atleta, agindo diretamente sobre os pontos que precisam, de fato, ser melhorados.

Isso significa que o teste por bioimpedância ajuda o praticante de atividade física a conhecer melhor o seu corpo e também a alcançar os resultados esperados mais rápido. Além disso, esse exame também permite acompanhar o desempenho do atleta ao longo dos meses, uma vez que ele deve ser realizado de forma periódica, justamente para que seja possível comparar resultados e ajustar sempre os treinos às necessidades específicas do corpo.

Para alcançar os seus objetivos não basta apenas frequentar a academia. É preciso também ter todo o suporte de profissionais, realizando exames periódicos e recebendo acompanhamento constante. Tudo isso você encontra aqui na Carpe Diem Academia! Matricule-se em nossas aulas e certifique-se de que seus objetivos estão sendo buscados por meio das avaliações que realizamos em nossos alunos regularmente!