O avanço da idade traz muitas mudanças para o corpo. A força, agilidade e vitalidade diminuem e não é qualquer tipo de atividade e movimento que pode ser realizado sem riscos. Porém, com o acompanhamento certo, a grande maioria das modalidades podem (e devem) ser praticadas depois dos 60 anos, inclusive o boxe!

Como é o boxe na terceira idade?

Para as pessoas da terceira idade, as aulas de boxe são um pouco diferentes daquelas voltadas para o público jovem. Para os idosos, a prática não envolve conflito, mas, sim, uma série de atividades funcionais e exercícios cardiovasculares muito conhecidos nessa modalidade.

Ou seja, as aulas de boxe para a terceira idade se apropriam dos movimentos do esporte, porém não incluem contato direto ou o ringue (que são fatores que podem trazer riscos para os idosos). Apesar dessa restrição, a prática da modalidade se mantém muito benéfica e pode ser um “remédio” para a melhora e prevenção de uma série de doenças comuns entre os mais velhos.

Benefícios do boxe na terceira idade

Ossos

Com o avanço dos anos, é comum que haja uma perda de massa óssea, que desencadeia um problema típico da terceira idade: a osteoporose! O boxe, no entanto, ajuda a melhorar a capacidade musculoesquelética do praticante, prevenindo não apenas essa doença como também outras relacionadas ao tecido ósseo.

Articulações

Outro problema bastante comum na terceira idade é a atrofia das articulações, mais conhecida como artrose. Esse problema acontece porque a cartilagem entre os ossos começa a se desgastar, causando inchaço, dor e rigidez. Os ganhos funcionais trazidos pelo boxe, no entanto, ajudam a manter a flexibilidade das articulações, o que evita não apenas os incômodos da doença como também garantem mais confiança e mobilidade aos idosos.

Coluna

Quanto mais o tempo passa, mais vícios as pessoas vão adotando, inclusive de postura. Não é por acaso que é muito comum ver idosos curvados. Afinal, ficar com a coluna correta é uma dificuldade para qualquer idade e quanto mais ela avança, mas difícil de fazer a correção.

Com a ajuda do boxe, no entanto, esse problema pode ser evitado, pois esse esporte serve como um corretor postural. Além disso, ele também trabalha e fortalece a musculatura, ajudando a tratar outras patologias, como a lombalgia e desvios de coluna (cifose, escoliose e lordose, por exemplo).

Coração e pulmões

O boxe também tem papel fundamental na prevenção e melhora das doenças ligadas aos pulmões e coração – órgãos que costumam sofrer com a passagem do tempo. Como essa atividade utiliza de vários exercícios aeróbicos, ela contribui com a circulação e respiração, assim como controla os níveis da pressão arterial e colesterol.

Além disso, a prática regular do boxe também ajuda a controlar o peso, o que é muito importante, principalmente na terceira idade, já que os quilinhos a mais podem desencadear vários tipos de doenças com ainda mais facilidade, como a diabetes e a hipertensão.

Mente

Não é só a cuidar do corpo do idoso que o boxe ajuda. Esse esporte também tem um papel fundamental na prevenção de outros problemas, como a ansiedade e depressão. Afinal, ele ajuda a pessoa mais velha a fazer as pazes com o seu corpo, se tornar mais independente e confiante e a recuperar a autoestima, que muitas vezes fica lá embaixo, por causa das limitações da idade.

As aulas de boxe também propiciam momentos de diversão e descontração e permitem que novas amizades sejam criadas, o que é ótimo, principalmente para aquelas pessoas que se sentem mais sozinhas.

A idade não pode ser desculpa para você ficar parado! Adquira o free pass da Carpe Diem Academia para fazer uma aula de boxe e conhecer mais a fundo essa modalidade, que pode trazer tantos benefícios para a sua saúde, corpo e mente!