O pilates é uma atividade que traz benefícios para pessoas de qualquer idade, porém, para os idosos ela pode ser ainda mais benéfica. Isso porque, pessoas com mais de 60 anos possuem algumas limitações e precisam trabalhar algumas áreas específicas – e esses dois fatores são atendidos por essa modalidade.

O que acontece é que, com o avanço da idade, é normal que o corpo comece a perder massa muscular e sofrer uma redução da densidade óssea. Somente essas duas perdas já impactam o dia a dia dos idosos, afinal, eles se tornam mais vulneráveis aos problemas de coluna e articulações.

Além disso, a partir dos 60 anos, o corpo se torna mais lento e já não consegue realizar as mesmas atividades que alguns anos atrás – pelo menos, não com a mesma agilidade e facilidade. Todos esses fatores acabam interferindo também no lado psicológico dos idosos.

Com tantas mudanças acontecendo e o corpo se tornando significativamente mais frágil, praticar atividade física (seja ela qual for) acaba se tornando uma ótima forma de frear os efeitos da passagem do tempo e curtir a terceira idade com mais saúde e disposição. A prática específica do pilates se destaca, no entanto, das outras modalidades por alguns motivos. Confira, a seguir, alguns deles:

Melhora a postura e dores nas costas

É impossível falar sobre pilates sem mencionar os benefícios que ele traz para a postura e dores nas costas, especialmente dos idosos. Afinal, como dissemos anteriormente, é normal que, a partir dos 60 anos, essas dores se tornem mais recorrentes. Porém, com a prática regular dessa atividade física, é possível fortalecer e alinhar a coluna, bem como corrigir a postura – o que diminui consideravelmente as dores e incômodos nas costas.

Aumenta a flexibilidade

Pode não parecer, mas, no dia a dia, a falta de flexibilidade pode dificultar a realização de várias atividades muito simples (como amarrar o tênis, por exemplo), problema que é muito comum na terceira idade. Ao fazer pilates, no entanto, é possível aumentar a amplitude dos movimentos e, consequentemente, garantir às pessoas com mais de 60 anos mais autonomia, confiança e sensação de bem-estar e rejuvenescimento.

Evita lesões

O pilates é uma atividade ideal para evitar lesões ou tratar aquelas pré-existentes. Isso porque, essa atividade melhora a lubrificação das articulações e possui baixo impacto, tornando-se, assim, supersegura e recomendada para os idosos.

Reestabelece o equilíbrio

A perda de força afeta também o equilíbrio das pessoas com mais de 60 anos de idade. Porém, felizmente, com a ajuda do pilates, esses são problemas que podem ser amenizados, uma vez que a prática regular dos exercícios fortalece progressivamente a musculatura e ajuda também que o idoso recupere o equilíbrio e, consequentemente, a autonomia de fazer as suas atividades do dia a dia com menores riscos de sofrer qualquer tipo de queda.

Previne doenças

O ataque vascular cerebral ou AVC, como é mais conhecido, é o segundo fator que mais causa mortes no mundo e um dos males que mais deixa sequelas em idosos.

A boa notícia, no entanto, é que, ao praticar pilates regularmente, as chances das pessoas com mais idade sofrerem com esse tipo de problema são bem menores. Isso porque, ao trabalhar a respiração, essa atividade contribui para que o fluxo sanguíneo circule de forma saudável e funcional, evitando os casos de AVC, bem como ajudando na reabilitação dos pacientes que já foram acometidos por esse problema de saúde.

Devolve a autoestima

A falta de ocupação e rotina é um dos principais problemas para o psicológico e saúde emocional dos idosos. Afinal, com o avanço da idade, eles passam a ficar mais tempo em casa  sem ter atividades regulares para ocupar o dia e, muitas vezes, sem ter muito contato com as pessoas. Todos esses fatores fazem com que eles se sintam solitários, com baixa autoestima, desanimados e, até mesmo, deprimidos.

As aulas de pilates, no entanto, podem ser o remédio para todos esses problemas. Afinal, com elas, o idoso irá incluir uma atividade na sua rotina, conhecerá pessoas novas que possuem os mesmos interesses e limitações que ele, assim como começará a notar melhoras em vários aspectos do seu corpo e sua saúde, o que acabará impactando o seu bem-estar, autoestima, autonomia e evitando outros problemas, como ansiedade e depressão.

Está querendo dar início nas aulas de pilates ou conhece um idoso que precisa incluir uma atividade física em sua rotina? Garanta o seu free pass e aproveite o plano com valor diferenciado para as turmas das 13 às 16h! Nossos professores possuem todo o conhecimento para auxiliar na realização dos exercícios sempre atendendo as necessidades do seu corpo e da sua saúde.