Não importa se você faz natação para ficar em forma, competir ou apenas para se manter longe do sedentarismo: a sua alimentação deve ser monitorada para que você tenha energia, resistência e um melhor rendimento dentro da piscina.

E quando falamos em monitorar a alimentação, nós não estamos falando apenas de se alimentar de forma saudável, mas também em buscar alimentos que contribuam com o seu organismo, antes e também depois da prática da natação.

Você está pronto para turbinar o seu treino? Então, confira os alimentos que você deve consumir:

ANTES DA NATAÇÃO

Banana

Rica em potássio e carboidratos simples (aqueles que são fáceis de serem digeridos), a banana é uma ótima opção de alimento para o pré-treino de natação. Ela garante a energia e a força muscular necessária para aguentar até mesmo exercícios mais intensos e ainda diminui a sensação de fadiga durante a atividade física.

Outra vantagem dessa fruta é que ela é importante para impedir o aparecimento das tão temidas cãibras e outras dores musculares, que podem afetar o desempenho durante a natação.

Pão integral
Os pães integrais são ótimas fontes de fibras e cereais e consumi-los antes da natação pode ser fundamental para que o seu organismo libere energia de forma mais lenta e, assim, você consiga manter o seu desempenho durante toda a aula.

Outra vantagem desse alimento, é que ele pode ser combinado com outras opções que também ajudam o corpo a ter uma energia extra durante a natação, como ovo, queijo branco e salada. Mas atenção! É muito importante que o pão seja realmente 100% integral!

Batata doce

A batata doce é um dos alimentos mais famosos do pré-treino e é claro que o seu consumo é indicado também para aqueles minutos antes da prática da natação.

A grande vantagem desse tubérculo é que ele é nutritivo e possui um baixo índice glicêmico, ou seja, ele dá energia e melhora a performance do nado, sem pesar no organismo (como acontece com outros alimentos ricos em carboidratos).

Aliás, essa é mais um dos motivos da batata doce ser a queridinha entre os atletas: os seus componentes nutricionais facilitam para que a digestão aconteça de forma rápida, o que contribui para que esse alimento possa ser consumido minutos antes do treino sem qualquer impedimento ou prejuízo de desempenho.

Aveia

A aveia é muito nutritiva e tem um alto poder de saciedade, o que evita que bata aquela fominha durante o treino de natação. Outra vantagem é que ela equilibra os níveis de açúcar no sangue e ainda é uma ótima fonte de energia!

E não é só isso! Por ser um produto integral e não refinado, a aveia dificulta o acúmulo de gordura no organismo e ainda pode ser combinada com outros alimentos, como banana, derivados do leite e carnes magras.

DEPOIS DA NATAÇÃO

Líquidos

Durante a prática de atividades físicas é normal que o corpo elimine o suor, ou seja, a água do corpo. É por isso que, a ingestão de líquidos antes, durante e após os exercícios é tão importante.

Na natação, no entanto, essa perda de água não é aparente, o que faz com que muitas pessoas acabem se esquecendo da importância de se manter hidratado, principalmente depois de sair da piscina.

Para evitar o problema da desidratação e ajudar o corpo a se recuperar do treino de forma mais rápida, ingerir líquidos como água, isotônicos e água de coco é fundamental.

Peixes

A carne de peixe é uma importante fonte de proteína e, depois de uma aula de natação, pode ser uma aliada na recuperação das fibras musculares – sem falar que ela pode ajudar, até mesmo, o corpo a ter mais força no próximo treino.

Entre as opções disponíveis no mercado, o salmão é o mais indicado, pois ele é rico também em ômega 3, uma gordura que combate as reações inflamatórias causadas pela rotina dos exercícios físicos, incluindo a natação.

Na falta do salmão, é possível também incluir outras opções de peixes na dieta pós-treino, como o atum e a sardinha.

Ovo

Rico em proteínas e minerais essenciais, o ovo ajuda os músculos a se recuperarem depois dos exercícios realizados durante a natação. Além disso, esse alimento também ajuda a “recarregar” a energia que foi consumida dentro da água.

Para incluir o ovo no seu pós-treino de natação, você pode combiná-lo com outros alimentos, como pães integrais, por exemplo, que possuem carboidratos e também ajudam no processo de reposição de energia.

Abacate

O abacate está em alta e se ele ainda não faz parte da sua rotina alimentar, vale a pena consumi-lo, principalmente após a natação.

Com altos níveis de ácidos graxos insaturados, vitamina E e proteínas vegetais, essa fruta é uma das mais indicadas para o processo de reposição de energia e recuperação muscular após treinos de natação ou de outras modalidades.

Castanhas

As castanhas são fonte de energia e gordura boa, por isso, elas são grandes aliadas do processo de recuperação do organismo após uma intensa aula de natação.

Esse, no entanto, não é o único benefício desse tipo de alimento já que, em algumas castanhas – como a do Pará, por exemplo – é possível encontrar o selênio, uma substância anti-inflamatória, que ajuda no tratamento de possíveis lesões em decorrência dos exercícios realizados dentro da água.