A Capsaicina é um composto químico encontrado em pimentas que pode acelerar o seu metabolismo, aumentando o número de calorias e gordura que você queima. Uma revisão feita a partir de 20 estudos, relata que a capsaicina pode ajudar o seu corpo a queimar cerca de 50 calorias extras por dia.
Além disso, a capsaicina possui propriedades que estimulam a sensação de saciedade.
Como consumir
Todos os tipos de pimenta possuem essas características, contudo, a pimenta-do-reino deve ser evitada, já que pode desencadear um grande desconforto gástrico. Para garantir os benefícios, também evite os molhos condimentados, que são ricos em sódio e outros produtos industrializados.
As melhores são as colhidas da horta. Se for caseira, é muito mais saudável. Mas não são todas as pessoas que têm acesso a isso. Nesse caso, busque no mercado pelas pimentas hortículas puras e das melhores marcas. Os tipos de pimenta mais comuns no mercado são a americana (doce), cambuci, cumari, dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro e malagueta.
Segundo especialistas, não há problema consumir pimenta em todas as principais refeições, desde que a pessoa não seja alérgica a pimenta e tenha moderação. Esse é um alimento muito presente na dieta ayurvédica.