Ganhar massa muscular é o principal objetivo das pessoas que fazem musculação. Esse também é o seu? Talvez o que você precise é de mudar alguns hábitos e adaptar o seu treino para atingir as suas metas!

Quer saber como? Nós indicamos, a seguir, algumas dicas importantes que, se ainda não fazem parte da sua rotina, está mais do que na hora de você começar a pôr em prática:

Mantenha o foco nos exercícios

Na musculação, mais importante do que a quantidade é a qualidade! Então, nada de fazer compensações para deixar os exercícios mais rápidos e fáceis. Na verdade, para quem quer ganhar massa muscular, o ideal é sentir o movimento dos músculos, realizando os exercícios de forma lenta.

Está cansado e sentindo dor? Não desista! Isso significa que os músculos estão “queimando” as fibras brancas, que levam à hipertrofia. Uma boa dica para ter mais disposição e força, no entanto, é começar o treino pela musculação e deixar os exercícios aeróbicos para o fim.

E nada de se manter estagnado! Com o tempo, o seu corpo vai se acostumando com a potência dos exercícios. Por isso, é fundamental que uma vez por mês, ou sempre que perceber que houve um progresso, você altere a sua série, incluindo exercícios que representem um desafio maior e aumentem a intensidade do que você já vem praticando nas últimas semanas.

Cuide da sua alimentação

A proteína é indispensável na alimentação de quem busca ganhar massa muscular. Por isso, o ideal é comer diariamente alimentos que possuam essa substância, e, preferencialmente, em todas as refeições.

Mas nada de focar somente na proteína e esquecer de outros elementos vitais, como carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. O correto é criar um cardápio completo, variado e de acordo com as necessidades do seu corpo. Por exemplo, os carboidratos são fontes de energia, por isso, devem ser consumidos antes do treino. Já nos 30 minutos após os exercícios, as proteínas são essenciais para proporcionar a recuperação muscular.

Invista em outras atividades

Musculação é o ideal para o ganho de massa muscular? Sim, mas não é a única opção! Na verdade, você pode associar o seu treino com a prática de outras atividades, que irão ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de forma mais rápida.

Algumas modalidades que você pode incluir na sua rotina são o ciclismo, a natação, a corrida e o treinamento funcional, atividades que irão ajudar a fortalecer a musculatura, ter maior condicionamento físico, melhorar a circulação sanguínea e também a resistência cardiorrespiratória. Ou seja, que irão beneficiar não apenas o seu corpo e a sua saúde, mas também o seu desempenho na hora de fazer musculação.

Descanse

Pode parecer que, para ganhar massa muscular, você precisa estar todos os dias na academia. Porém, não é bem assim que funciona! Na verdade, o crescimento dos músculos ocorre durante o sono e não durante o treino. Por isso, ter momentos de repouso é indispensável para a recuperação muscular, assim como treinar mais que cinco vezes por semana não é recomendado. Afinal, se você exagerar na dose de exercícios, o seu corpo não terá tempo de se recuperar e o resultado pode ser contrário ao esperado, isso é, você pode perder massa muscular ao invés de ganhar.

Então, valorize os momentos de descanso e tente manter o hábito de dormir de 7h a 8 horas por noite, para que o seu corpo tenha tempo o suficiente de se recuperar dos exercícios realizados ao longo do dia.

Não pare de treinar

Ganhar massa muscular pode não ser tão simples, mas para perder não tem segredo: basta parar os treinos! Então, se você finalmente chegou à sua forma física desejada, não abandone a academia. Continue fazendo exercícios para manter os músculos conquistados. Até porque, 15 dias sem treino já é tempo o suficiente para se tornar perceptível a perda de massa muscular. E, depois de tanto esforço, isso é tudo que você não quer, não é mesmo?