Diversos fatores influenciam na performance de um atleta: a alimentação, o preparo físico, os hábitos, a técnica, etc. Porém, o que fazer quando você cuida ao máximo de cada um desses aspectos e mesmo assim não consegue ver evolução no seu desempenho? Outras atividades físicas!  Pode não parecer, mas associar algumas modalidades pode fazer toda a diferença durante os seus treinos.

Preparado para aumentar a sua performance? Então, descubra quais atividades podem te ajudar a alcançar os seus objetivos:

1. HIIT

Os exercícios de alta intensidade exigem muito do seu corpo, fazendo com que ele se torne mais ágil e ganhe mais força. A prática dessa atividade também garante maior tônus muscular, contribui com a capacidade aeróbica e anaeróbica e trabalha a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio durante os exercícios, o que aumenta a resistência e diminui o tempo de recuperação do corpo.

Para quem é indicado: corredores, jogadores de futebol, pessoas que praticam musculação, entre outros.

2. Yoga

Os benefícios da yoga são inúmeros e podem ser muito úteis para a realização de outros tipos de atividades físicas, inclusive no que diz respeito ao preparo psicológico.

Algumas das vantagens garantidas pela prática dessa modalidade são: melhora da flexibilidade e do tônus muscular, controle emocional, aumento da concentração, autoconfiança, agilidade de raciocínio, resistência física e mental.

Além desses benefícios gerais, há ainda alguns fatores que podem ser trabalhados, focando em um objetivo específico, como, por exemplo, o aumento de desempenho de uma atividade física.

Para quem é indicada: corredores, nadadores, lutadores, pessoas que pedalam, fazem academia, dançam ou praticam escalada, entre outras atividades.

3. Pilates

Assim como outras atividades físicas, o pilates contribui com o tônus muscular, com a flexibilidade, alongamento, equilíbrio e coordenação motora. Mas, além disso, essa atividade também promove o realinhamento da coluna e o fortalecimento abdominal, assim como ajuda a respirar corretamente, a manter a postura adequada e a fortalecer não apenas a musculatura, como também as articulações.

Para quem é indicado: corredores, dançarinos (as), jogadores de futebol, nadadores, pessoas que praticam musculação, golfe, tênis e beisebol.

4. Natação

Não é à toa que a natação é considerada uma das atividades mais completas que existem. Com os exercícios realizados dentro da água, é possível melhorar a postura, a capacidade aeróbica e a flexibilidade, assim como estimular a circulação sanguínea, garantir um melhor alongamento, melhorar a força e o tônus muscular, trabalhar corretamente a respiração, controlar o peso e até recuperar lesões.

Para quem é indicada: praticantes de corrida, ciclismo, musculação, esportes de aventura (surf, mergulho, escalada) e resistência, entre outros.

5. Treinamento funcional

Os exercícios do treinamento funcional estimulam de forma completa vários grupos musculares, trabalhando a força, a resistência e o condicionamento e facilitando o emagrecimento, o ganho da massa magra e o funcionamento dos sistemas do corpo.

Além disso, essa atividade física pode contribuir também com a coordenação motora, com o equilíbrio, com a realização correta de alguns movimentos e também com a resposta aos estímulos do corpo, que se torna mais ágil.

Para quem é indicado: para qualquer atleta que busca melhor desempenho, incluindo surfistas, tenistas, jogadores de futebol, nadadores e lutadores.

Turbine o seu treino na Carpe Diem Academia! Converse com os nossos professores e aposte em treinos complementares para melhorar ainda mais a sua performance!