Você gosta de pedalar e está pensando em abandonar de vez o sedentarismo? Por que, então, não dar uma chance para as aulas de bike indoor?
Em alta, o que essa modalidade busca é que o atleta entre em contato com diferentes tipos de esforços, conforme a capacidade do seu condicionamento físico. Para isso, ela utiliza de um ambiente preparado para a sua realização, um tipo específico de bicicletas ergométricas e exige, é claro, muita disposição por parte dos praticantes.
Se você é apaixonado por bike, nós já vamos adiantando: a aula não será tão leve como um passeio de bicicleta no parque com a família. Mas quando os resultados começarem a aparecer no seu corpo, com certeza cada segundo do seu esforço valerá a pena.
Isso porque, por ser uma atividade de alta intensidade, a bike indoor promove uma queima intensa de calorias, apresentando mudanças no corpo em pouco tempo de prática, além da tonificação das pernas, dos glúteos e de outros músculos do corpo.
Aliás, os benefícios que essa atividade é capaz de promover são inúmeros, não só para o corpo, mas também para a mente e, principalmente, para a saúde.
Talvez você nem imagine, mas enquanto os praticantes da bike indoor estão suando a camisa, eles estão cuidando também de seus corações, cérebros e até dos pulmões. É isso mesmo: essa atividade pode contribuir (e muito!) com o seu sistema respiratório. E é justamente sobre os benefícios que a bike indoor pode trazer para a saúde do seu pulmão que nós iremos falar a seguir.
Bike indoor e a saúde do pulmão
A bike indoor pode contribuir com o seu sistema respiratório de diferentes formas. Confira algumas delas!
1 – Enquanto você pedala, o seu pulmão acaba se expandindo (a fim de facilitar a ventilação) e te ajudando a respirar melhor – o que é uma ótima notícia, se você possui algum problema respiratório.
2 – A bike indoor ajuda na reabilitação pulmonar, isso é, no tratamento e controle de doenças como a bronquite, a asma ou o enfisema. Ou seja, se você possui algum desses problemas de saúde, a bike indoor é uma ótima opção de esporte para você. Porém, não se esqueça de conversar com o seu médico antes de começar a praticá-la ou sempre que sentir algum sintoma diferente enquanto pedala.
3 – Quanto mais você leva o seu treino a sério, mais o seu condicionamento físico melhora e você consegue manter a sua respiração em um ritmo constante. Isso significa que você adquire resistência respiratória, o que é ótimo para que você consiga manter não apenas a frequência da pedalada, mas também para que consiga realizar com tranquilidade outras atividades do seu dia a dia.
4 – Alguns exercícios que exigem grande esforço físico, como é o caso da bike indoor, fortalecem os músculos respiratórios. Esse fortalecimento é muito positivo para que você consiga controlar melhor a sua respiração (e não é só durante a realização dos exercícios) para ajudar no seu desempenho e, o que é mais importante: para te manter longe daquela sensação desconfortável de exaustão.
Além desses pontos principais, é importante lembrar que pedalar ao ar livre te expõe à poluição e outras substâncias que podem fazer mal ao sistema respiratório, principalmente se você já possui algum tipo de problema. Também, por isso, a bike indoor é uma ótima alternativa: porque ela não só ajuda a cuidar dos pulmões, como evita o aparecimento de novas crises ou doenças pulmonares.
Agora que você já sabe que a bike indoor traz tantos benefícios, porque não vir cuidar da sua saúde, da sua forma física e, principalmente, dos seus pulmões com a ajuda da Carpe Diem Academia? Faça a sua matrícula e comece a pedalar conosco hoje mesmo.