Encontrar ânimo e motivação para treinar em casa nem sempre é fácil. A cama, o sofá e a TV parecem sempre mais atrativos. Além disso, manter a rotina de exercícios em dia exige uma disciplina que nem sempre conseguimos ter. Afinal, na academia o seu foco está todo voltado para a atividade física, em casa, outros fatores podem tirar sua a atenção ou fazer com que você deixe sempre os exercícios para depois… Depois de lavar a louça, depois de arrumar a casa, depois do trabalho… E esse “depois” nunca chega!

Para evitar esses problemas, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a deixar a preguiça de lado e a encarar o treino em casa com foco total. Confira quais são elas!

Defina um horário para se exercitar

Já que a falta de disciplina é o maior desafio quando o assunto é treino em casa, resolva esse problema definindo um horário específico para você se exercitar. Claro que imprevistos acontecem, mas tente escolher um horário em que você tenha menos chances de boicotar a atividade física para fazer qualquer outra tarefa.

Uma técnica que pode dar certo é se exercitar no período do dia em que você se sente mais disposto. Se esse momento é à noite, por exemplo, mantenha esse hábito em casa. Isso vai te ajudar a se sentir mais motivado e a encarar a malhação como prazer e não como uma obrigação a mais para o dia a dia, que já é estressante.

Escolha o local ideal

Tem horas que o nosso cérebro se transforma em nosso pior inimigo. Uma prova disso é que quando estamos em nosso lar, ele entende que devemos relaxar. É por isso que nem sempre é fácil trabalhar ou se exercitar em casa, porque nosso cérebro acha que esse não é o ambiente “indicado” para essas atividades.

Uma boa notícia com relação a isso é que você pode condicionar o seu cérebro, para que ele entenda que a sua casa é, sim, o seu local de treino. Uma forma de promover esse condicionamento é definindo um canto específico para a prática das atividades físicas.

Respeite o momento do treino e peça que os outros façam o mesmo

Não tem como fugir: treinar em casa é algo que depende 100% de você! Isso significa que se você mesmo não se esforçar, não buscar formas de se sentir motivado e, principalmente, não respeitar esse momento no seu dia, as chances de conseguir transformar os exercícios em um hábito são muito pequenas.

Então, quando for treinar, desative as notificações do celular e se mantenha longe de qualquer outra coisa que possa tirar o seu foco ou fazer você interromper os exercícios. Se você divide a casa com outra pessoa, peça que ela respeite a hora do seu treino e te ajude a não se sabotar.

Treinar em casa com uma criança pequena por perto, por exemplo, não costuma ser fácil. Então, já combine com o seu parceiro ou parceira, para que ele fique com o pequeno enquanto você estiver se exercitando.

Tenha atenção aos movimentos

Sem ter alguém por perto para te “supervisionar” e orientar, você pode acabar relaxando na execução dos exercícios. Isso é muito perigoso, porque, além de atrasar os seus objetivos, você ainda pode se lesionar. Por isso, não alivie para você! Concentre-se na execução dos movimentos e, caso precise, utilize um espelho para conseguir analisar a sua postura durante o treino. Assim, será mais fácil identificar os erros e corrigi-los.

Tire o pijama

Não é só o ambiente que emite mensagens erradas para o seu cérebro, as roupas que você usa também. Quando você está de pijama ou usando aquele moletom antigo e confortável, o seu cérebro entente que é hora de relaxar. Então, nada de treinar com qualquer roupa, porque além de ser desestimulante, ainda é perigoso, já que as vestimentas inadequadas prejudicam a mobilidade e a transpiração. O indicado é que, na hora de treinar em casa, você coloque um par de tênis e as roupas que utilizaria se estivesse indo para a academia.

Dê o play nas aulas da Carpe Diem

Os professores da Carpe Diem Academia estão realizando aulas por vídeo individuais e totalmente personalizadas. Assim, você faz exercícios alinhados aos seus objetivos e recebe todas as orientações sobre a execução correta. Além de apresentar ótimos resultados, o fato de criar um compromisso com um professor já te ajuda a manter o foco nas atividades físicas!

Gostou das dicas? Então, espante a preguiça de uma vez por todas e comece a treinar em casa hoje mesmo!