Uma respiração adequada maximiza a capacidade do nosso organismo captar oxigênio e ainda ajuda na desaceleração do batimento cardíaco. Auxiliar também a evitar tonturas e até a facilitar o processo de queima de gordura. Por outro lado, respirar de forma não apropriada pode fazer com que nos cansemos mais rápido; diminuir a efetividade do exercício; e prejudicar nossa saúde.

Abaixo você conhece quatro tipos de respiração para serem realizadas em quatro tipos de exercícios diferentes.

Exercícios com peso

Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso). A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial.

Exercícios aeróbicos

Para corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adéque a respiração às passadas. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração.

Exercícios aeróbicos intensos

Há momento durante um exercício em que a exaustão é muito grande. Principalmente nas corridas de longa duração, quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício.

Exercícios aeróbicos de baixa intensidade

Se você for dar uma caminhada, um trote ou uma pedalada leve procure fazer a respiração nasal. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado, você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração – a partir do momento que ela te incomodar passe a inspirar também pela boca.