Conforme as temperaturas vão caindo, a disposição para fazer atividades físicas também vai indo embora. Mas, você sabia que treinar no outono e inverno pode ser ótimo para os seus resultados? Nos dias frios, o corpo precisa queimar mais energia para se manter aquecido. Isso significa que, mesmo em repouso, o seu metabolismo está sempre queimando calorias. Imagina, então, o que acontece quando você pratica exercícios… O gasto energético é potencializado!

Mas, infelizmente, nem tudo são flores! Ao mesmo tempo que o seu corpo queima mais calorias, ele também exige que você esteja sempre se alimentando, para recuperar a energia gasta. E é aí que mora o perigo! Afinal, se você não se mantiver focado nos seus objetivos e atento ao que ingere, os riscos de acabar engordando durante o outono e inverno se tornam muito maiores.

Para evitar, no entanto, que você tenha esse tipo de problema durante os dias mais frios, nós indicamos cinco frutas da estação, que irão contribuir com a sua saúde, sem sabotar a sua dieta:

Kiwi

Quando alguém fala em vitamina C, você pensa imediatamente na laranja. Certo?

Já se o assunto é potássio, a fruta que vem à sua mente é a banana. Correto?

Mas e se nós dissermos que o kiwi ganha dessas duas frutas?

É isso mesmo! Um único kiwi possui em sua composição mais vitamina C por grama do que uma laranja e mais potássio que a banana. Ou seja, essa fruta tem tudo a ver com a prática de exercícios no outono e inverno. Afinal, ela reforça a imunidade, diminuindo os riscos de doenças comuns dessa época do ano, como gripes e resfriados, e minimiza as chances de você sofrer com cãibras enquanto realiza as suas atividades físicas.

Outra vantagem de incluir o kiwi na sua alimentação é que ele é rico em fibras, que auxiliam na digestão, dão maior sensação de saciedade e, portanto, ajudam no processo de emagrecimento.

E tem mais! O kiwi possui também nutrientes que estimulam a produção da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, bom humor e bem-estar. Isso significa que, consumi-lo pode ser uma ótima ideia para ter mais ânimo, superar a preguiça e encarar os exercícios físicos com disposição total.

Abacate

Assim como o kiwi, o abacate também é rico em fibras e, portanto, ótimo para regular o sistema digestivo, dar uma sensação de saciedade e contribuir com o processo de emagrecimento de uma forma geral.

Esses são, no entanto, apenas alguns dos benefícios dessa fruta, que protege o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e auxilia na formação muscular, por meio da sintetização do potássio.

Outra super vantagem do abacate é que ele é rico em “gorduras boas”, que trazem uma série de benefícios, incluindo a produção de energia para o dia a dia – ou seja, tudo o que o seu metabolismo mais precisa durante o inverno.

Tangerina

O nome dessa fruta gera polêmica, alguns chamam de tangerina, outros de mexerica, mimosa ou bergamota. Há, no entanto, algo que é incontestável: os benefícios que essa fruta apresenta para a saúde e para o desempenho do seu treino – principalmente durante o inverno.

A tangerina tem ação antioxidante e é capaz de inibir a ação dos radicais livres provenientes da prática de exercícios físicos. Além disso, há pesquisas que revelam que essa fruta é capaz de garantir também benefícios em relação às lesões musculares e alguns tipos de dores.

Rica em vitamina C, a tangerina é importante para fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, evitar as doenças típicas da estação. Além disso, outro benefício é que essa fruta é fonte de fibras, que ajudam a regular o intestino, garantem uma sensação de saciedade por mais tempo e retardam o esvaziamento gástrico – o que significa que ela é ótima para ser consumida antes de praticar atividades físicas, já que o metabolismo terá mais energia para realizar os exercícios!

Pera

A pera é mais uma fruta da estação que apresenta uma série de benefícios, entre eles, está o fato de ela ser ótima para a perda de peso, uma vez que aproximadamente 80% da sua composição é formada por água e pouquíssimas calorias.

Assim como as outras frutas já apresentadas anteriormente, a pera também é rica em fibras e, por isso, ajuda a regular o funcionamento do intestino e garantir uma sensação de saciedade, diminuindo, dessa forma, o apetite ao longo do dia.

Outros benefícios da pera são que ela contribui com a circulação sanguínea e oxigenação dos órgãos, o que é ótimo para o desempenho das atividades físicas. Além disso, essa fruta é uma importante fonte de ferro, mineral indispensável para prevenir anemia e outros problemas relacionados à essa doença, que podem impactar o seu treino e também o seu dia a dia, como cansaço, tonturas, dores no peito e dificuldade para respirar.

Caqui

O caqui é mais uma fruta que, graças à quantidade de fibras presente em sua composição, é capaz de promover uma sensação de saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. Mas é claro que esse não é o único motivo pelo qual você deve incluir essa fruta no seu dia a dia. Afinal, ela é capaz de acelerar o metabolismo e o fluxo sanguíneo, facilitando a eliminação de gorduras e toxinas, principalmente durante a prática de atividades físicas (para isso, esse alimento deve ser consumido antes dos exercícios).

Outros benefícios do caqui são que ele ajuda a aumentar a imunidade, fortalecer os ossos, combater os radicais livres e ainda possui carboidratos – e, por isso, é uma excelente fonte de energia para o corpo.

Além dessas frutas, outras opções típicas da estação que você pode consumir são: figo, morango, banana, carambola e laranja. No entanto, é importante lembrar que, embora todas elas tragam diversos benefícios para o seu corpo, para ter saúde e manter a deita em dia, é fundamental aliar a alimentação saudável à prática regular de exercícios físicos! Então, mande a preguiça embora e venha se exercitar junto conosco, na Carpe Diem Academia!