Outubro é um mês voltado para a conscientização: conscientização sobre a saúde da mulher, sobre os cuidados com o câncer de mama, sobre a importância da prevenção.

A atividade física ajuda a prevenir e amenizar os efeitos do câncer de diversas formas. Por meio dela, é possível, por exemplo, equilibrar os níveis de hormônio do seu corpo, fortalecer os mecanismos de defesa do seu organismo, manter o peso corporal adequado e reduzir os processos inflamatórios e o tempo de trânsito gastrointestinal.

Além disso, quando praticados regularmente, os exercícios físicos ajudam a diminuir a produção dos radicais livres, que são agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e trazer danos ao DNA, RNA, lipídios e proteínas.

Os radicais livres também podem prejudicar o funcionamento do sistema de reparo do DNA, o que acaba contribuindo para a proliferação de células com mutações e, consequentemente, ocasionando o desenvolvimento do câncer.

Outro ponto importante é que pesquisas científicas já revelaram (porém, ainda sem uma explicação concreta) que a vida sedentária e a obesidade podem aumentar a incidência de certos tipos de câncer, como o de mama, de carcinomas de endométrio, de cólon e de adenocarcinomas de esôfago.

Outras pesquisas, realizadas nos últimos 15 anos em diferentes locais do mundo, constataram também que mulheres e homens fisicamente ativos possuem chances menores de desenvolver alguns dos tipos de câncer mais comuns (de mama, de cólon e de próstata), do que aqueles que mantém uma vida sedentária.

A atividade física para quem já está em tratamento

Não é só para as pessoas que querem prevenir o câncer que as atividades físicas são grandes aliadas. Para quem já está em tratamento, uma vida ativa também pode ser um ótimo remédio (literalmente falando), já que os exercícios podem amenizar os efeitos colaterais de alguns tipos de medicamentos.

A quimioterapia, por exemplo, pode causar náuseas, falta de apetite, dores no corpo, fadiga e, em alguns casos, até estresse e depressão – efeitos que podem ser diminuídos pelas modalidades esportivas, independentemente de qual for.

Algumas das razões pelas quais as atividades físicas ajudam no tratamento do câncer é que elas freiam a degeneração muscular, diminuindo a sensação de fadiga, bem como elevam a concentração de hemácias no sangue e liberam neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, que são essenciais para manter longe a depressão, a ansiedade e o estresse.

Qual tipo de atividade física pode ser realizado durante o tratamento de câncer?

A melhor pessoa para responder essa pergunta será sempre um médico, de preferência, que esteja por dentro do seu quadro clínico. Ele saberá orientá-lo a procurar por uma atividade que esteja de acordo com as suas condições físicas e de saúde.

Contar com o apoio de um educador físico também é essencial. Ele poderá ajudá-lo a controlar a intensidade dos exercícios para aqueles dias que você estiver mais ou menos disposto.

De qualquer forma, se você possui uma vida sedentária, o melhor caminho é começar por uma atividade mais leve, como a yoga, por exemplo, ou realizar os exercícios durante um tempo mais curto de duração – sempre respeitando os limites do seu corpo.

A Carpe Diem quer ser a melhor amiga da sua saúde e bem-estar. Adquira o seu free pass ou faça a sua matrícula e venha se exercitar conosco!