Não é preciso ser uma grande conhecedora sobre a prática da yoga para saber que essa atividade traz uma série de vantagens para a saúde e para a mente. Mas, você sabia que as posições dessa técnica milenar podem ser poderosíssimas também para o corpo, especialmente, o feminino?

Ficou curiosa para conhecer quais benefícios essa atividade pode trazer para você, mulher? Então, confira a seguir alguns dos mais importantes:

Contribui com a fertilidade

Mulheres que sonham em ser mães em um futuro próximo sabem que esse assunto pode gerar estresse e ansiedade. Por isso, a yoga é uma grande aliada de quem quer engravidar em breve. Afinal, por meio das posições dessa atividade, é possível realinhar as emoções, relaxar e também diminuir os efeitos da pressão psicológica que pode estar atrelada ao sonho de ter um bebê.

Por falar nas posições da yoga, é importante destacar também que algumas delas ajudam a eliminar toxinas que ficam concentradas na região do quadril, a equilibrar os hormônios do corpo e também a aumentar o fluxo sanguíneo dos órgãos reprodutores, melhorando, assim, o seu funcionamento.

Para mulheres que já estão grávidas, a yoga também é muito recomendada. Isso porque, essa atividade não sobrecarrega as articulações e permite não apenas que a mulher tenha uma melhor compreensão sobre o seu corpo, mas também que ela fortaleça a musculatura da pelve, que é muito importante para o momento do parto.

Combate a TPM

Cólicas, dores de cabeça, irritação e inchaço. Esses são sintomas muito comuns para as mulheres que sofrem com a temida TPM. Esse é o e seu caso? Pois saiba que, com a ajuda da yoga, você pode reduzir esses sintomas ou até mesmo combatê-los por completo!

Entender os motivos pelos quais essa atividade é tão benéfica para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual não é difícil, uma vez que, assim como outros exercícios, as posições da yoga contribuem para a liberação da endorfina – hormônio do prazer, que ajuda a combater o estresse e a ansiedade – assim, como reduzem em 50% o cortisol, ou seja, o hormônio do estresse.

Outra supervantagem é que, enquanto você se concentra na prática da yoga, a circulação do sangue pelo seu corpo é estimulada, diminuindo, assim, as dores e desconforto causados pela cólica.

Diminui a enxaqueca

Quem sofre de enxaqueca sabe como é difícil e ruim conviver com esse sintoma. Porém, felizmente, os indianos já descobriram como combatê-lo: com a prática da yoga, é claro.

À medida que essa atividade contribui com a meditação e controla a respiração, ela também ajuda a reduzir a ansiedade e irritabilidade, que são dois fatores que costumam desencadear a dor de cabeça intensa.

Além disso, as posições da yoga contribuem com a circulação sanguínea, melhorando a irrigação em todo o corpo (principalmente na cabeça) e diminuindo, assim, as dores comuns durante as crises de enxaqueca.

Melhora o desempenho sexual

A prática da yoga contribui positivamente com o apetite sexual feminino. Isso é o que revelou uma pesquisa divulgada pelo Journal of Sexual Medicine, após estudar um grupo de mulheres e identificar que aquelas que passaram a realizar essa atividade física periodicamente demonstraram um aumento da libido, mais facilidade para chegar ao orgasmo, melhora na performance, mais satisfação durante o sexo e, principalmente, mais confiança em si mesmas.

Mas isso não é tudo o que a yoga pode fazer pelo desempenho sexual feminino. Afinal, essa atividade ajuda a manter o peso e fortalecer a musculatura, o que, de forma geral, significa que as mulheres se tornam muito mais felizes, satisfeitas e à vontade com o seu corpo e a sua forma física.

E é claro que não podemos falar sobre a melhora da performance sexual, sem mencionar a flexibilidade proporcionada pela yoga. Isso porque, esse é um dos maiores benefícios promovidos pela prática dessa atividade e, na hora H, ele pode ser útil para colocar novas posições em prática e deixar o sexo muito mais interessante.

Ajuda a perder peso

Pode não parecer, mas a yoga pode ser uma grande aliada da sua forma física e da luta contra a balança. Afinal, por meio da consciência corporal proporcionada por essa atividade, se torna mais fácil perceber os efeitos de cada alimento no seu corpo e, assim, focar naquilo que realmente faz bem para você e para a sua saúde.

Outro fator que prova os benefícios da yoga para a sua forma física é que ela ajuda a perder calorias, tonifica a musculatura e deixa o corpo, no geral, muito mais bonito.

E tem mais! Existem alguns problemas do dia a dia que, inconscientemente, podem fazer com que você coma mais ou pior: que o seu organismo não funcione bem, desencadeando o ganho de alguns quilinhos a mais no final do mês. Alguns desses problemas são as noites de sono mal dormidas, o estresse, a ansiedade e a depressão. Com a ajuda da yoga, no entanto, combate-los pode ser mais fácil do que você imagina, já que essa atividade promove um relaxamento da mente e do corpo, garantindo uma melhor qualidade do sono.

Como já dissemos, a yoga também diminui os níveis de cortisol, o que, além de significar menos estresse, ansiedade e depressão (que costumam desencadear a compulsão por comida), também diminuiu os efeitos da insulina no corpo, melhora a digestão e controla os níveis de açúcar no sangue.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da yoga para o corpo feminino, adquira um free pass da Academia Carpe Diem e venha se exercitar e cuidar do SEU corpo junto com a gente!