Considerada uma das atividades mais completas que existem, a natação é indicada para praticamente qualquer tipo de pessoa, independentemente de sua idade ou mesmo de problemas de saúde ou limitações físicas. Aliás, além de quase não ter contraindicações, essa modalidade ainda pode ser uma grande aliada da saúde, do corpo e da mente.

Com tantos benefícios, fica fácil entender porque a natação é tão recomendada e valorizada, não é mesmo? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia desse esporte, nós listamos a seguir seis benefícios que ele pode trazer para a sua vida de uma forma geral. Confira!

Benefícios da natação:

  1. É uma ótima solução para doenças respiratórias

Somente quem sofre com as doenças respiratórias sabe quão difícil é conviver com esse problema, principalmente em alguns períodos do ano. A boa notícia para esse tipo de caso é que, embora essas doenças não possuam cura, elas podem apresentar melhoras significativas em pessoas que fazem natação.

Essa melhora acontece por vários motivos. Um deles está ligado ao fato de a natação ser realizada em um local úmido. Outro motivo importante é que, para que o nadador consiga se deslocar corretamente dentro da água, ele utiliza movimentos e técnicas de respiração que fortalecem os músculos torácicos e aumentam o volume do pulmão, contribuindo, assim, com a sua capacidade de absorção de oxigênio.

2.Contribui para uma gestação mais saudável

A natação é uma das modalidades mais procuradas pelas gestantes e é claro que essa escolha não acontece por acaso. Na verdade, esse esporte traz uma série de benefícios para a mulher grávida. Ele ajuda, por exemplo, a aliviar as dores musculares, nas articulações e outros tipos de incômodos que são comuns, principalmente, quando a gestação já está nos meses finais.

Outro benefício é que a natação fortalece a musculatura abdominal, o que ajuda a gestante a sustentar o peso da barriga. Além disso, ela contribui com a qualidade do sono e com a liberação dos hormônios do prazer e bem-estar, o que é ótimo para que a mulher se sinta mais tranquila durante a gestação.

O melhor de tudo quando o assunto é gravidez e natação é que essa modalidade não tem praticamente nenhum impacto e, por isso, não traz riscos à segurança e vida do bebê e nem da mãe.

3. Pode ser uma fonte da juventude

Quer ganhar uns anos a mais de vida e, principalmente, viver com saúde e disposição? Aqui vai uma dica: faça natação! Segundo algumas pesquisas, essa modalidade ajuda a diminuir os sinais de idade, contribuindo para a longevidade. Isso acontece porque, durante o nado, o pulmão libera oxigênio para o coração e para o pulmão, melhorando as condições das células.

O que os estudos apontam também é que a rotina dentro da piscina evita a perda de massa muscular, garante articulações mais saudáveis, mantém os reflexos mais rápidos e ainda contribui com a memória – ou seja, ajuda a combater vários problemas que se tornam comuns com o avanço da idade, promovendo, assim, uma velhice mais feliz e independente.

4. Ajuda com a forma física

Muitas pessoas que recorrem aos esportes estão focadas, principalmente, em cuidar da forma física. Se esse é o seu caso, não se preocupe: a natação é indicada para você também! Afinal, se movimentar dentro da água não é fácil e exige que o seu corpo queime muitas calorias. O que vai determinar a eficácia dos resultados é a sua regularidade dentro da piscina, a intensidade do seu treino e até o estilo de nado praticado.

5. Combate diversos tipos de doenças

Não são apenas os problemas respiratórios que a natação combate. Ela também reduz os riscos de diabetes, balanceia os níveis de colesterol e diminui os efeitos da artrite. Além disso, essa atividade física ainda estimula a circulação sanguínea e elimina a gordura ao redor do coração, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

6) É um eficiente tratamento antiestresse

Agora que você já sabe que a natação contribui com a sua saúde, com a sua forma física e até com a longevidade, fechamos a lista de benefícios desse esporte com chave de ouro, informando que ele ajuda também a cuidar da sua mente. Isso ocorre porque, como falamos anteriormente, durante o nado, o seu organismo libera endorfina, que é o hormônio da felicidade e um “remédio” poderoso contra a ansiedade, estresse e depressão.

Além disso, para que os exercícios dentro da água sejam realizados corretamente, é essencial coordenar a respiração com os movimentos, o que exige um alto nível de concentração e ajuda a esvaziar a mente dos problemas externos.

Aproveite cada um dos benefícios oferecidos pela natação! Faça a sua matrícula na Carpe Diem e venha nadar em uma academia com estrutura completa e ótimos professores!