Já imaginou ir para a praia ou piscina com os pequenos e não precisar ficar em alerta a todo segundo para eles não se afogarem?

Ou, então, diminuir as crises de asma e bronquite que não deixam os seus filhos em paz?

Ou, quem sabe tirar as crianças de frente da TV, computador ou celular, nem que seja apenas por algumas horas?

Parece um sonho? Então, aqui vai uma ótima notícia: a natação pode resolver tudo isso e muito mais!

E, olha, que esses são apenas três dos inúmeros motivos pelos quais vale à pena você matricular a criançada nas aulas de natação o quanto antes. Quer conhecer mais alguns deles? Então, confira a seguir:

1. Musculatura fortalecida

A prática da natação ajuda a tonificar os músculos e, acredite, esse não é um benefício apenas para quem quer ficar em forma, mas também para as crianças. Afinal, com os músculos dos braços e das costas firmes se torna muito mais fácil manter a postura correta e, assim, evitar problemas de coluna na vida adulta. Além disso, com uma musculatura fortalecida, as crianças se tornam muito mais resistentes contra lesões e outros tipos de choques causados pela prática de atividades físicas de maior impacto.

2. Combate à obesidade

Nem tudo são flores na vida moderna! Junto com todas as facilidades de uma vida conectada, vêm também os diversos problemas de saúde causados pelo tempo gasto pelos pequenos em frente à TV, computador smartphone ou tablet. Para ficar ainda pior, na hora de comer, eles priorizam os alimentos com conservantes, açúcar, gordura e outras substâncias prejudiciais à saúde – que parecem inofensivas no dia a dia das crianças, mas, a longo prazo, podem levar à obesidade.

Para evitar esse e outros problemas de saúde e garantir aos seus filhos uma vida mais ativa, a natação é super indicada. Isso porque, durante a realização dessa atividade, o corpo queima uma grande quantidade de calorias e energia, ajudando a controlar o peso das crianças e contribuindo para que elas sintam mais fome e passem a se alimentar melhor.

3. Qualidade do sono e fortalecimento do sistema imunológico

Se a natação promove uma grande queima de energia é claro que, ao final do dia, os pequenos estarão exaustos e conseguirão dormir muito melhor. E essa já é uma boa notícia ligada à prática da natação, principalmente se o seu pequeno tem dificuldade em pegar no sono ou em dormir à noite toda. Mas, acredite, essa atividade pode fazer ainda mais pelo seu filho, que passará a ter um sistema imunológico fortalecido, graças a combinação de horas de sono bem dormida + alimentação saudável + corpo mais forte + vida mais ativa, garantidos pela prática da natação.

4. Desenvolvimento da coordenação motora

Para quem está de fora, pode parecer fácil, mas para nadar corretamente é preciso alinhar a respiração ao movimento dos braços e das pernas e também ficar atento aos movimentos necessários para a execução de cada tipo de nado. Em outras palavras, é necessário ter muita coordenação motora e concentração e, se o seu filho ainda é muito pequeno ou não desenvolveu essas habilidades, não tem problema: com a natação eles com certeza terão uma ajuda extra para desenvolvê-las.

5. Tratamento de doenças respiratórias

Certamente você já ouviu dizer que as aulas de natação ajudam no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma. Mas por que isso acontece? Porque a prática da natação alonga toda a musculatura intercostal, abrindo e fechando a costela e movimentando a caixa torácica. Ela também garante menor ressecamento das vias aéreas, trabalha a musculatura abdominal e facilita a respiração diafragmática. Graças a todos esses fatores, somado ao esforço respiratório para se deslocar dentro da água, a respiração se torna mais ampla e controlada, o que ajuda a combater as doenças que afetam o sistema respiratório da criança.

Esses motivos ainda não foram suficientes para você se convencer de que a natação é o esporte ideal para os seus filhos? Então, nós apresentamos mais alguns:

– A natação movimenta o maior número de músculos possíveis e trabalha o sistema cardiovascular. Não é à toa que essa é considerada uma atividade completa por muitos médicos e fisiologistas;

– Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a natação pode ser praticada a partir do sexto mês de vida de um bebê. Ou seja, desde muito pequena a criança já pode ser inserida no incrível mundo da natação e o que é melhor: nunca haverá uma idade limite para a sua prática.

– Ao conviver com outras crianças e serem estimulados a superar os seus limites, os pequenos se tornam mais sociáveis e se sentem mais confiantes;

– Qualquer criança pode praticar essa atividade física (os adolescentes, adultos e idosos também se enquadram nessa lista). As únicas contraindicações da natação são em casos de alergias de pele, que podem se agravar pelo contato com os produtos químicos utilizados nas piscinas, ou em épocas de crise das infecções pulmonares, faringite, rinite e sinusite.

E, então? A natação é ou não é a atividade ideal para os seus pequenos? Com certeza, sim. Mas para que todos os seus benefícios sejam atingidos é importante que ela seja praticada com regularidade e prazer e é, por isso, que você precisa escolher o local ideal para matricular o seu filho.

Lembre-se que a prática dessa ou de qualquer atividade física não pode ser um fardo na rotina das crianças, mas, sim, um momento de diversão e descontração e, para garantir todos esses fatores, é preciso contar com o apoio de profissionais especializados, que irão ensinar as crianças a nadarem de forma lúdica, interessante e divertida. E é claro que professores de natação infantil altamente capacitados e comprometidos com o desenvolvimento dos seus filhos você encontra na Carpe Diem Academia!

Conheça a nossa equipe, estrutura e confira, na prática, todos os benefícios que as nossas aulas de natação podem trazer para a vida dos seus pequenos.