Para as pessoas que praticam exercícios físicos, perder massa magra pode ser um pesadelo. No entanto, em alguns casos, esse problema pode ultrapassar os limites estéticos e se tornar uma questão de saúde. Esse é o caso da sarcopenia. 

Essa palavra estranha possui uma origem grega, que pode ser entendida como “perda de carne”, ou seja, perda de massa magra, que é importantíssima para que a gente tenha qualidade de vida e consiga realizar até mesmo as atividades simples do nosso dia a dia. 

A sarcopenia é uma patologia que afeta principalmente os idosos. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 15% das pessoas com mais de 60 anos sofrem com esse problema e quanto mais a idade avança, mais ele se torna recorrente. Afinal, 46% dos idosos com mais de 80 anos de idade têm essa doença. 

Os motivos que causam a sarcoponia podem estar ligados tanto às alterações hormonais quanto fisiológicas causadas pelo envelhecimento – justamente por isso ela é mais comum entre as pessoas mais velhas. 

Outras possíveis causas do problema também são o sedentarismo e a má alimentação, que também são comuns entre o público da terceira idade devido a fatores como limitações físicas, alterações dentárias e até depressão. 

Para se ter uma ideia, pessoas saudáveis começam a perder massa magra a partir dos 30 anos de idade, sofrendo uma redução de 1 a 2% ao ano. Por isso, é importante adotar medidas preventivas, caso contrário, é possível chegar aos 80 anos de idade com somente 50% da massa muscular da juventude. 

Embora seja mais comum entre os idosos, a sarcopenia pode ser desencadeada também – inclusive de forma ainda mais intensa – por doenças, como inflamações e infecções graves, câncer e traumatismos sérios.

Os efeitos dessa patologia no corpo são inúmeros. Atividades simples, como carregar uma sacola de compras ou subir escadas podem se tornar difíceis, andar em ruas com desníveis pode gerar desequilíbrios e as lesões e fraturas podem se tornar recorrentes, principalmente quando a sarcopenia atinge um estado avançado. 

Em outras palavras, esta doença faz com que haja uma perda de massa, força, potência e resistência, impactando diretamente a qualidade de vida e a autonomia da pessoa que a desenvolve.

Como prevenir a sarcopenia 

Com o avanço da idade, é normal que haja uma redução da massa muscular. Porém, é possível evitar que o problema se agrave, adotando alguns hábitos saudáveis no dia a dia. O mais importante deles é a prática regular de atividades físicas. 

Apesar de os exercícios em geral fazerem muito bem para a saúde, para prevenir a sarcopenia, os mais indicados são aqueles que envolvem resistência muscular, como a musculação. 

Outro cuidado importante é a alimentação saudável e rica em proteínas. Frango, carne, soja, queijo e quinoa não podem ficar de fora das refeições de quem quer evitar essa patologia. Além disso, o arroz e o feijão também possuem aminoácidos importantes para a manutenção dos músculos. 

Quer evitar a sarcopenia? Adote um novo estilo de vida, e conte com a Carpe Diem Academia e nossos instrutores preparados para auxiliar alunos de todas as idades!