Você já ouviu, alguma vez, alguém dizer que a natação é a atividade física mais completa que existe? Se já ouviu, acredite, não era exagero. Se nunca ouviu, esta é uma boa oportunidade para conhecer mais a fundo essa modalidade e descobrir porque, afinal, ela é tão valorizada.

Benefícios da natação

O principal motivo da natação ser considerada uma atividade completa é que ela permite que diferentes partes do corpo sejam trabalhadas de uma única vez, beneficiando, assim, a forma física e também a saúde do seu praticante.

Alguns motivos pelos quais vale a pena praticar natação são que ela:
– estimula a circulação sanguínea;
– melhora a postura e o condicionamento físico;
– queima calorias;
– combate o estresse e a depressão;
– trabalha os músculos de todo o corpo, como poucas atividades trabalham;
– colabora com a qualidade do sono;
– ajuda na recuperação de lesões;
– fortalece o sistema imunológico;
– possui baixo impacto e, por isso, não apresenta riscos para as articulações;
– pode ser praticada em qualquer idade.

A lista de benefícios da natação para a saúde e para o corpo é longa e, isso, que ainda nem mencionamos um dos mais importantes: a contribuição dessa modalidade para o tratamento de doenças respiratórias.

Como a natação beneficia o sistema respiratório

A vida moderna tem impactado negativamente a saúde das pessoas. Casos de alergias agravadas pelas mudanças climáticas, poluição e alimentação com altos níveis de corantes e agrotóxicos têm se tornado cada vez mais recorrentes. Além disso, ainda há algumas doenças que são bem comuns em um número significativo da população, como é o caso da bronquite, asma, rinite e sinusite.

A boa notícia para essa triste realidade é que a natação pode ajudar a controlar cada um desses problemas. Inclusive, existem diversos casos de atletas famosos que começaram a nadar para tratar doenças respiratórias e acabaram fazendo desse esporte não apenas uma opção de tratamento, mas também a sua profissão.

Essa é a história, por exemplo, do ex-nadador Fernando Scherer, conhecido como Xuxa, que deu as suas primeiras braçadas aos 14 anos para tratar a asma e conseguiu ir ainda mais longe:  além de atingir o seu objetivo com a doença, anos depois, ele se tornou campeão mundial e olímpico de natação pelo Brasil.

Mas, afinal, por que a natação é tão poderosa no tratamento de doenças respiratórias?  Por diversos fatores que estão ligados, principalmente, aos movimentos de algumas áreas do corpo e ao trabalho de respiração que é realizado dentro da água.

O que acontece é que a natação alonga a musculatura intercostal, o que ajuda a corrigir defeitos posturais e deformidades torácicas, que podem afetar o diafragma e os pulmões e, consequentemente, desencadear problemas respiratórios.

Além disso, por meio da natação, o praticante movimenta a caixa torácica, abrindo e fechando as costelas. Assim, ele facilita a musculatura inspiratória e expiratória, aumenta a entrada e saída de ar e consegue coordenar o sistema respiratório como um todo.

Outro motivo que faz com que a natação seja muito benéfica para o tratamento de doenças respiratórias é, justamente o fato de ela ser realizada dentro da piscina. Isso porque, a resistência da água exige que a respiração seja mais ampla, aumentando, assim, o trabalho dos pulmões e a capacidade cardiorrespiratória do praticante. Tudo isso sem falar que o ambiente aquático mantém as narinas úmidas, eliminando a secura típica da asma e outras alergias.

A natação não cura, mas ajuda (e muito!)

Apesar de todos os benefícios promovidos pela natação, é importante destacar que alguns problemas, como a bronquite e a asma, não têm cura. Ainda assim, a prática regular dessa modalidade pode ser tão efetiva, que algumas pessoas não apresentam mais crises ou apresentam com intervalos de tempo muito espaçados, dando mesmo a sensação de que estão curadas.

Quer para de sofrer com as doenças respiratórias você também? Matricule-se nas aulas de natação da Carpe Diem Academia e venha cuidar da sua saúde junto com a gente!