Quem nunca disse que o tempo está passando muito rápido e que 24 horas não são suficientes para resolver tudo que é preciso? A verdade é que a rotina das pessoas está cada vez mais agitada. São diversas atividades diferentes, que se dividem em trabalhar, cuidar das crianças, se deslocar de um lugar para o outro em um trânsito caótico e, claro, gastar aquelas horinhas na tela do smartphone.

No meio dessa correria, aquele momento valioso para cuidar da mente, do corpo e até do espírito acaba sendo deixado para depois e o resultado disso, na prática, é estresse, cansaço, dores e ansiedade!

Mas é claro que para toda regra há uma exceção! Em meio ao alto número de pessoas que vivem correndo contra o tempo, há uma grande parcela que já conseguiu perceber que dedicar um tempo a elas mesmas é fundamental. E é por isso que a yoga tem ganhado cada vez mais adeptos.

Além de representar inúmeros benefícios, como qualquer outra atividade física (entre eles destacam-se a flexibilidade, fortalecimento muscular e ósseo, emagrecimento, correção da postura, qualidade do sono e melhora de problemas respiratórios), a prática da yoga ainda traz um “bônus”: ela promove o autoconhecimento e conduz o praticante a um estado de paz e quietude, que permite um maior contato consigo mesmo.

Além disso, essa atividade, que trata-se, na verdade, mais de um estilo de vida, apresenta ótimos resultados para dar uma pausa no ritmo frenético do dia a dia e controlar a ansiedade, por meio dos pranayamas (que podem ser entendidos como o processo para intensificar, expandir e dominar o fluxo de energia, através de técnicas de respiração) e meditações.

Diminuir a ansiedade e encontrar o equilíbrio interior é uma necessidade para você? Então, conheça algumas posturas de yoga bastante simples que podem te ajudar a chegar lá:

Sukhasana – Postura Fácil

Como o próprio nome diz, essa postura é muito fácil de ser realizada – além de ser muito conhecida. Porém, para fazê-la corretamente, você deve ficar atento a alguns pontos.

Para começar, coloque uma toalha onde você irá sentar. Acomode-se, então, cruzando as pernas. Coloque as mãos sobre os joelhos e alongue bem a coluna.

Depois que estiver com o corpo posicionado, feche os olhos, respire profundamente e se concentre apenas em seu corpo. Mantenha-se nessa posição por cerca de 10 minutos e a utilize para meditar. Quando pensamentos tentarem atrapalhar o seu exercício, se concentre em sua respiração e no seu corpo como um todo.

O ideal é manter a coluna ereta durante todo o tempo do exercício. Outra dica valiosa é escolher um local silencioso, que irá ajudar no processo de concentração e relaxamento.

Ajuda a: ampliar o sentimento de tranquilidade e paz; eliminar todo tipo de ansiedade, seja ela física ou psicológica; combater o estresse; acalmar a mente; relaxar o corpo; corrigir a postura.


Padahastasana – Postura da Cegonha

Resultado de imagem para Padahastasana

 

Para fazer essa postura, comece em pé. Deixe as mãos e braços livres ao lado do corpo, mantenha a coluna ereta e alinhe os pés e calcanhares, para que eles fiquem juntos. Inale profundamente, enquanto leva as mãos para cima. Depois, expire lentamente, dobrando o corpo para frente, até que as mãos descansem sobre o chão ou, pelo menos, toquem os dedos dos pés.

Manter o olhar no umbigo, ajuda a manter o pescoço solto durante esse exercício, que deve ser realizado durante o tempo de 10 respirações profundas.

Ajuda a: reduzir a tensão nos ombros, nas costas e no pescoço; alongar a coluna; solucionar problemas gástricos; promover vitalidade; melhorar a concentração; intensificar o fluxo sanguíneo no cérebro e, assim, desobstruir a mente e trazer maior clareza de pensamento.

Balasana – Postura da Criança

Resultado de imagem para sleeping baby yoga pose

Os primeiros passos para esse exercício são ajoelhar no chão e sentar sobre os calcanhares. Depois, basta inclinar o tronco, a fim de apoiar o peito sobre as coxas. Deixe os braços esticados para frente ou para trás. Caso prefira, é possível, também fazer essa postura com os joelhos separados, porém, sem afastar um pé do outro.

Ajuda a: alongar os ombros, costas e pescoço; relaxar o sistema nervoso; acalmar o corpo; aliviar o estresse.

Baddha Konasana – Postura do Alfaiate

Resultado de imagem para postura yoga

Embora seja bastante simples, essa postura apresenta diversos benefícios. Para realizá-la, sente-se no chão com as pernas esticadas. Depois, dobre os joelhos, una as plantas dos pés e aproxime os calcanhares da pélvis.

Deixe que os joelhos baixem em direção ao chão, relaxando a região da virilha.  Por fim, segure os pés com as duas mãos e mantenha a coluna e pescoço eretos.

Ajuda a: desfazer tensões nos ombros e na pélvis; estimular o coração e melhorar a circulação; aliviar o desconforto menstrual e os sintomas da menopausa; facilitar o parto; restaurar os níveis de energia e aliviar a depressão leve e fadiga.

Vrikshasana – Postura da Árvore

Resultado de imagem para leichte yoga übungen

Comece em pé, com os braços soltos. Transfira, então, o peso do corpo para a perna esquerda e, com a ajuda da mão, apoie a planta do pé direito na coxa esquerda. O ideal é posicionar o pé o mais alto possível.

Com as pernas devidamente posicionadas, una as mãos em frente ao peito e leve-as acima da cabeça. Mantenha-se nessa posição pelo tempo que conseguir. Para manter o equilíbrio, é necessário ter persistência. Além disso, manter o olhar em um ponto fixo também pode ajudar. Quando se cansar de ficar nessa posição, repita os mesmos passos, porém, trocando as pernas.

Ajuda a: manter o equilíbrio físico e, consequentemente, o emocional; alcançar maior tranquilidade, paz e concentração; aumentar a autoconfiança e autoestima.