Para pessoas que não conhecem os dois métodos a fundo, a yoga e o pilates podem ser muito parecidos. Afinal, ambos trabalham a concentração, consciência corporal, respiração e autocontrole por meio dos exercícios.

No entanto, há sim grandes diferenças entre as duas atividades e, se você está pensando em fazer alguma delas, é fundamental conhecer o que difere uma da outra, para investir no método que mais combina com você e com os seus objetivos.

Entenda melhor quais são as diferenças da yoga e do pilates:

O que é o pilates e para que ele serve?

O pilates é um método que possui uma série de exercícios, realizados com o objetivo de garantir o controle e a conexão entre a mente e o corpo, por meio de movimentos internos e internos.

Esses exercícios, que podem ser realizados no solo ou com aparelhos, ajudam a fortalecer a musculatura, prevenir a osteoporose, controlar o peso, ter mais flexibilidade, garantir maior mobilidade nas articulações, melhorar a postura, tratar diversas doenças e dores musculares e também aumentar a qualidade de vida de quem os praticam.

Além disso, o pilates também utiliza exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse. Não é á toa que essa atividade física é considerada supercompleta!

O que é a yoga e para que serve?

A yoga é uma filosofia que trabalha o corpo e a mente, mas também as emoções e o espírito. Por meio de exercícios que utilizam apenas os próprios movimentos do praticante, essa atividade promove maior relaxamento, tranqüilidade mental, força, concentração e flexibilidade.

Existem cinco vertentes diferentes da yoga e cada uma delas possui um foco específico nas ações e atividades praticadas. Ainda assim, todas elas têm um objetivo em comum, que é contribuir com o bem-estar, com a redução do estresse e principalmente com o autoconhecimento.

Além disso, há outros benefícios específicos para o corpo em si, como o fortalecimento muscular, condicionamento físico, alinhamento da postura e melhoras em alguns tipos de dores, principalmente nas costas.

E tem mais! A yoga também ajuda a:
– prevenir dores nas articulações e problemas nos ossos;
– melhorar a circulação sanguínea;
– aumentar a imunidade;
– controlar a pressão;
– diminuir a quantidade de açúcar no sangue;
– melhorar a qualidade do sono e o humor;
– respirar melhor.

Diferenças entre a yoga e o pilates

Como você já deve ter percebido, tanto a yoga como o pilates trabalham o corpo e a mente.  A diferença entre as duas atividades, no entanto, é que a yoga está focada, acima de tudo, em promover um alinhamento do corpo com um novo estilo de vida, voltado para o interior do praticante, para o espírito, as emoções e o autoconhecimento.

O pilates, por sua vez, está muito mais ligado às questões exteriores, ou seja, à saúde física, ao fortalecimento do corpo e ao alongamento.

Há também diferenças na execução das duas atividades, já que a yoga trabalha com posturas e na concentração em executar cada uma delas, enquanto o pilates consiste em movimentos controlados, que devem buscar sempre a qualidade, ao invés da quantidade.

Por fim, há também outro fator importantíssimo que diferencia essas duas atividades: a respiração. Na yoga, tanto a inspiração, quanto a expiração é feita pelo nariz. No pilates, porém, o correto é inspirar pelo nariz e soltar pela boca, de forma coordenada e sem se esquecer da contração do abdômen e da consciência respiratória.

Pilates x yoga: qual é mais indicada para você?

Se você está pensando em fazer yoga ou pilates é importante entender que não há uma atividade melhor do que a outra, mas sim uma atividade que é melhor para VOCÊ.

E, então, quais são os seus objetivos?

Se você busca algum tipo de reabilitação física, ou realizar uma atividade que tem como foco tonificar a sua musculatura e obter mais força corporal, definitivamente o pilates é o mais indicado para você.

No entanto, se os seus objetivos estiverem ligados à uma reabilitação emocional ou mental, à busca pela espiritualidade, ao aperfeiçoamento da flexibilidade, ao autoconhecimento ou ainda à meditação, a yoga será a sua melhor opção.

Ainda não conseguiu decidir o que combina mais com o seu perfil? Não tem problema! Na Carpe Diem Academia você pode adquirir um free pass para fazer uma aula de yoga e pilates e conhecer na prática a diferença entre essas duas atividades!