Você já parou para pensar em como a sua rotina pode ser prejudicial à sua saúde? No trabalho, são horas sentado na mesma posição, fazendo os mesmos movimentos. Depois, para relaxar, são mais algumas horas conectado no celular, com a cabeça inclinada e os dedos “trabalhando” sem parar. Ao final do dia, o resultado disso tudo é: vista cansada, postura errada e lesões causadas pelo esforço repetitivo.

Mas qual é a solução para evitar esses problemas da vida moderna? Diminuir o uso de computadores e smartphone? Certamente, essa é uma das alternativas sim! Porém, como dificilmente você irá frear o uso desses dispositivos na sua rotina, nós apresentamos algo que pode ajudar a diminuir os impactos das horas de trabalho e da vida conectada: os exercícios físicos!

É isso mesmo! Não é só apenas para emagrecer que os exercícios físicos são importantes. Muito pelo contrário! Os benefícios de manter uma vida ativa são inúmeros e alguns deles você conhece, a seguir:

Melhora da postura

Ficar sentado por mais de 5 horas na mesma posição ou passar muito tempo com a cabeça baixa, mexendo no celular, pode prejudicar a sua postura e até trazer problemas de coluna. Para evitar esses problemas, aposte nos exercícios físicos e alongamentos. Eles irão fortalecer os músculos e torná-los mais elásticos, o que fará toda a diferença para você manter a postura correta ao longo de todo o dia.

Atividades indicadas: treinos de academia, yoga, pilates e alguns tipos de dança, como ballet.

Diminuição do estresse

Sua rotina de trabalho é estressante? Os exercícios podem ajudar!

A prática da atividade física está associada à liberação de uma série de substâncias na sua corrente sanguínea, e uma delas é a endorfina! Considerada um analgésico natural, a endorfina gera em seu organismo uma sensação de prazer e bem-estar, combatendo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e até a depressão em quadros mais leves.

Atividades indicadas: qualquer uma que você faça por prazer. Porém, em alguns casos, vale à pena evitar esportes que sejam muito competitivos, agressivos ou estimulantes, e priorizar àqueles que proporcionem mais calma e concentração, como natação, yoga, pilates e dança.

Lembre-se que o objetivo aqui é criar um momento para você se concentrar na sua saúde e bem-estar e não criar um motivo a mais de estresse e frustração na sua rotina.

Aumento da energia

Está se sentindo cansado e sem energia? Pratique exercícios!

Pode parecer contraditório, mas pesquisas já comprovaram que praticar atividades físicas é uma forma eficaz de garantir mais disposição e energia e, nesse caso, as substâncias liberadas pelo seu organismo durante os exercícios – como a endorfina, serotonina, dopamina e adrenalina – são novamente as grandes responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer, assim como a oxigenação do sangue e dos tecidos, que acontece de forma mais intensa quando você se exercita.

Atividades indicadas: exercícios de curta duração ou baixa intensidade. Vale à pena apostar no pilates, yoga e caminhada.

Melhora da vida sexual

É cientificamente comprovado: a sua vida sexual pode impactar a qualidade do seu sono, o funcionamento do seu cérebro, o seu nível de estresse, entre outros fatores – que podem trazer consequências diretas para a sua rotina e qualidade de vida. E se o assunto é aumento de libido e melhora do desempenho sexual, acredite, os exercícios podem te ajudar!

A prática de atividades físicas contribui para o aumento do fluxo sanguíneo, favorecendo a qualidade das relações. Outros benefícios apresentados por pesquisas, é que pessoas que praticam esportes costumam se sentir mais confiantes em relação à sua forma e ao seu desempenho e também revelam ter um grau maior de satisfação sexual.

Atividades indicadas: um bom condicionamento físico pode fazer toda a diferença no seu desempenho sexual e na duração das suas relações. Se esses são pontos que você acha que vale à pena dar um up, invista em treinamentos de alta intensidade, atividades aeróbicas, caminhada, corrida, natação e bike.  Se você quer, no entanto, fortalecer a região lombar e abdominal ou trabalhar a flexibilidade, aposte no pilates e na yoga.

Menores chances de adoecer

Você provavelmente já deve saber que os exercícios físicos podem combater vários problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, mas, e que eles podem evitar até mesmo aquelas doenças mais comuns, como um resfriado? Isso acontece porque, ao praticar esportes regularmente, o seu corpo passa a produzir um número maior de linfócitos, que são responsáveis por destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

Além disso, como já falamos anteriormente, a prática de atividades físicas contribui para a diminuição do estresse, o que garante o fortalecimento do seu organismo e faz com que você fique menos suscetível a contrair alguns tipos de doenças – já que os sistemas endócrino, imunológico e nervoso atuam de forma harmoniosa e quando os três estão bem, as chances de você se manter bem, também, são maiores.

Atividades indicadas: àquelas que te deem prazer, mas nada de exagerar nos esforços, pois o efeito causado pela fadiga muscular ou mental pode ser contrário, causando a baixa imunidade. Outra dica valiosa é buscar por atividades que contribuam com a sua saúde, como a natação e a corrida, caso você possua algum tipo de doença respiratória, por exemplo.

Aumento de produtividade

Uma pessoa que pratica esportes regularmente tem mais disposição, autoestima, confiança e concentração. Tudo isso sem falar na melhora do raciocínio e em outros aspectos já apresentados acima, como o fortalecimento do sistema imunológico, a diminuição do estresse e o aumento da energia. Na prática, tudo isso se reflete em um profissional mais motivado, comprometido e produtivo – o que gera ganhos não apenas individuais, mas também coletivos!

Atividades indicadas: aquelas te façam bem e ajudem a melhorar o seu desempenho, diminuindo o estresse, melhorando a postura (para evitar lesões), garantindo mais energia, entre outros. A dica aqui é se manter em movimento!

Conseguiu perceber como a rotina de trabalho e as tarefas do dia a dia não podem ser um empecilho para você praticar exercícios? Afinal, basta meia hora de atividades físicas para você cuidar do seu corpo e da sua mente – e, organizar a agenda para cuidar de si por alguns minutos, não pode ser tão impossível assim. Então, mexa-se! Reveja o seu ritmo de vida, adquira hábitos saudáveis, faça exercícios físicos e passe a viver muito melhor!