A yoga é uma modalidade que tem tudo a ver com o público da terceira idade. Isso porque, essa é uma atividade que não possui impacto ou alta intensidade – dois fatores que podem expor os idosos às lesões.

Além disso, ela trabalha aspectos importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas acima de 60 anos de idade, que, normalmente, já não possuem a mesma força, flexibilidade e, até mesmo, a mesma autonomia que os mais jovens.

A verdade é que a yoga pode ajudar a terceira idade a curtir essa fase da vida de forma muito mais tranquila e saudável. Afinal, ela beneficia o corpo, a mente e a saúde de diferentes formas e, no caso dos idosos, esses benefícios se tornam ainda mais relevantes.

Curioso para saber quais são as vantagens que a yoga praz para os idosos? Confira algumas delas a seguir:

Enrijece os ossos

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, causando a sua degeneração de forma progressiva e tornando-os, assim, mais porosos e, consequentemente, menos resistentes.

Esse é um problema que atinge uma grande parcela dos idosos, o que faz com que os casos de fraturas se tornem muito comuns entre esse público. Para se ter uma ideia, a osteoporose é um problema tão sério, que pode levar as pessoas a sofrerem fraturas espontâneas ou, até mesmo, causadas por pequenos impactos, que, em uma pessoa saudável, não representaria qualquer tipo de risco.

A yoga, no entanto, realiza um importante trabalho de fortalecimento muscular e ósseo, o que contribui não somente para que as incidências de fraturas se tornem menores, quanto ajuda no tratamento da osteoporose de uma forma geral.

Previne quedas

Na yoga, existem exercícios focados em trabalhar as mais diversas partes do corpo, até mesmo o olho. E sabe como esse tipo de exercício beneficia o idoso? É muito simples: ele ajuda a manter a visão mais saudável e contribui, assim, para que as pessoas com mais de 60 anos de idade – que geralmente têm a visão comprometida – enxerguem melhor e corram menos riscos de sofrer quedas por não conseguirem ver algum obstáculo em seu caminho.

Outros tipos de exercícios trabalham, por exemplo, a flexibilidade e a força dos dedos e do arco dos pés, contribuindo para uma melhor sustentação do corpo, que também é essencial para prevenir quedas.

Além desses exercícios que trabalham áreas específicas, também é importante lembrar que a yoga, de uma forma geral, fortalece os músculos e trabalha a flexibilidade, a postura, a coordenação motora e o equilíbrio – fatores essenciais para o que idoso se sinta mais independente e corra menos riscos de cair e sofrer algum tipo de problema mais sério, como fraturas e lesões.

Diminui a ansiedade e o estresse

A yoga envolve a realização de posturas aliadas ao controle da respiração e meditação. Essa combinação de elementos faz com que essa atividade seja um poderoso remédio contra a ansiedade e a depressão.

O melhor de tudo é que, amenizando o efeito dessas doenças psicológicas, a yoga consegue ajudar a controlar outro problema muito comum entre as pessoas da terceira idade: a pressão arterial. Isso acontece porque, enquanto o corpo realiza as atividades dessa modalidade, o organismo libera hormônios que garantem uma maior sensação de relaxamento, que é essencial para manter a pressão arterial controlada.

Fortalece a memória

Infelizmente, existem milhares de casos de idosos que, com o passar dos anos e o avanço da idade, começam a ter perda de memória, Alzheimer e outros tipos de declínios mentais. Alguns pesquisadores já começaram a notar, no entanto, que, com a ajuda da yoga, esses problemas podem ser prevenidos ou controlados.

O que acontece é que o estresse crônico é um dos principais causadores dessas “falhas” do cérebro, e, como nós já vimos, a yoga pode ser uma ótima alternativa contra esse tipo de problema – além, é claro, de oferecer outros tipos de respostas fisiológicas que amenizam os efeitos dos declínios mentais.

Melhora a circulação sanguínea

Muitas atividades físicas apresentam benefícios para o sistema circulatório, e com a yoga não seria diferente. Aliás, essa modalidade tem uma vantagem a mais, já que suas posturas contribuem de forma bastante significativa com a circulação do sangue pelo corpo.

Por exemplo, as posturas de inversão, em que os pés ficam posicionados acima do coração e a cabeça abaixo, contribuem para que o sangue retorne dos membros inferiores, bem como ajudam o cérebro a receber sangue oxigenado com mais facilidade.

Esses que você acabou de conferir são apenas alguns dos benefícios da yoga para a terceira idade. Quer conhecer outros deles? Faça a sua matrícula na Carpe Diem Academia. Com pouco tempo de prática você conseguirá notar os resultados dessa atividade física na sua saúde, no seu corpo e na sua mente!