Você já parou para pensar onde deseja chegar com os seus treinos? Se a resposta foi não, nós temos uma notícia para te dar: está mais do que na hora de você definir as suas metas e objetivos!

Se você é fiel aos seus treinos, dá duro nos exercícios e nunca sabota a sua dieta, parece que você já está fazendo tudo que é necessário pelo seu corpo, não é mesmo? E, de fato, está, porém, quando você define exatamente o que pretende conquistar, você passa a fazer tudo isso com muito mais motivação, sem falar que você pode ajustar os seus treinos e a sua alimentação para o que realmente fará a diferença para você.

Enquanto você pensa em quais são exatamente o seus objetivos e metas, nós te damos algumas dicas para ajudá-lo a chegar lá:

Respeite os seus limites

Uma vez que você sabe aonde quer chegar com os exercícios físicos, você deve dar um gás extra para alcançar os seus objetivos o mais rápido possível, certo? Errado!

Se você acelerar muito o ritmo dos seus treinos de uma hora para outra, as chances de não conseguir mantê-lo por muito tempo são bem grandes. Isso acontece porque, com um desgaste maior, você cansa mais rápido, gasta toda a sua energia e se sente desmotivado.

O ideal é avançar progressivamente, respeitar o tempo de descanso entre uma atividade e outra, evitar séries muito longas e contar sempre com a orientação de um bom instrutor. Assim, você não conseguirá alcançar apenas as suas metas, mas também mantê-las ao longo do tempo.

Não faça somente os mesmos exercícios

Não é porque um exercício traz mais resultados para os seus objetivos do que o outro, que você deve focar somente nessa opção. Mesmo porque, trabalhar sempre os mesmos músculos por longos períodos faz com que o corpo se acostume com os estímulos e apresente cada vez menos resultados.

Para alcançar o seu objetivo, seja ele qual for, a melhor opção é variar nos exercícios ou, em alguns casos, até procurar por novas modalidades que irão te ajudar a chegar lá. Abrir a cabeça para novas experiências e desafios, nesse caso, pode ser o primeiro passo para ter aquele corpo desejado há meses.

Seja disciplinado

Não adianta falar de metas se você não tiver disciplina! Para que os seus objetivos possam se tornar realidade é necessário ter compromisso, por isso, determine o horário do dia que você irá dedicar à prática das atividades físicas e evite ao máximo faltar, adiar ou cancelar os seus treinos.

Com uma rotina definida, fica mais fácil de encontrar um horário na sua agenda para a prática dos exercícios, assim como o seu corpo responde melhor às atividades, apresentando os resultados em um período menor de tempo.

Crie competições saudáveis

Treinar com um amigo é sempre uma ótima opção! Isso porque, ele pode te manter motivado e te estimular a não faltar nenhum dia de treino – mesmo quando bate aquela preguiça. Mas esse não é o único motivo pelo qual vale a pena você convidar o seu colega de trabalho, de faculdade, vizinho ou até alguém da sua família para treinar com você.

A verdade é que, em algumas situações, ter alguém para competir pode ser algo estimulante para alcançar resultados. A ideia não é criar uma competição constante ou sabotar o seu amigo para sair na frente dele, mas, sim, ter alguém para comparar resultados e compartilhar o desejo de superação.

Não se esqueça dos resultados

Algumas pessoas acham que os resultados de uma vida ativa vão aparecer logo no início das atividades. Porém, isso nem sempre acontece. Às vezes, leva um tempo para perceber a diferença na balança ou nas roupas – mas isso não significa que você não está evoluindo.

Ficar atento a todo tipo de mudança que acontece no seu corpo e comemorar essas vitórias é uma forma de se sentir motivado e ter vontade de chegar cada vez mais longe com os treinos. Mesmo que as medidas das suas roupas sejam as mesmas, talvez você já se sinta menos cansado durante os exercícios ou tenha mais fôlego para realizar outras atividades do dia a dia – e tudo isso já é um avanço. Por que, então, não reconhecê-lo?

Se mantenha focado

E, então, conseguiu definir quais são as suas metas? Quais são elas: emagrecer, fortalecer os músculos, entrar naquele look dos sonhos, competir em uma maratona ou realizar algo maior em outro esporte? Tenha sempre bem claro o que você deseja conquistar e use esse objetivo para nunca te deixar desanimar.