Você já parou para pensar na quantidade de água que o seu corpo perde diariamente? O suor é um grande responsável pela desidratação, mas não é o único, afinal, a cada vez que você vai ao banheiro, uma boa quantidade de líquido vai embora.

E, olha, que quando falamos em desidratação, não estamos falando, necessariamente, sobre os dias mais quentes do ano. Pelo contrário, independe do clima e da temperatura, dia a dia você perde uma quantia significativa de água do seu organismo, principalmente, se fizer exercícios físicos – já que são nesses momentos que a transpiração acontece de forma mais intensa.

Não é à toa, que uma das principais recomendações de todo médico é o consumo de, ao menos, 2 litros de água todos os dias. Isso porque, o seu corpo precisa dessa substância para manter o seu bom funcionamento, e a responsabilidade de repor todo o líquido perdido é sua, é claro!

Mas não é somente a água em si que evita a desidratação. Há outras bebidas e alimentos que podem ajudar, principalmente durante o verão. Quer saber quais são os outros responsáveis pela hidratação do seu organismo? Confira a seguir:

ÁGUA DE COCO

A água de coco representa uma ótima forma de repor não apenas os líquidos, mas também os sais minerais eliminados com o suor, principalmente. Além de ser rica em potássio, sódio, cálcio, magnésio e vitamina C, essa bebida é super-refrescante e, por isso, faz par perfeito com os dias de calor.

DICA: Embora a versão natural seja sempre a mais indicada, as opções industrializadas também ajudam na reposição dos líquidos do organismo e, por isso, podem ser consumidas sem medo.

CHÁ GELADO

Para se manter hidratado e, de quebra, se refrescar, os chás gelados são ótimas opções! Afinal, eles possuem os mesmos benefícios que a bebida quente, mas com o poder de espantar o calor.

DICA: Durante o verão, abuse do chá verde gelado, que aumenta a energia, queima calorias e ainda é antioxidante.

MELANCIA  

90% da melancia é composta por água. Não é à toa que, quando o assunto é reposição de líquidos, essa fruta é a mais indicada. Mas esse não é o único fator que faz com que a melancia combine tão bem com o verão, já que ela é super-refrescante, diurética e dá um ânimo a mais para o organismo.

DICA: Outras opções de frutas que possuem uma maior concentração de água são o morango, a laranja, o melão, o abacaxi e a manga. Você pode consumi-las individualmente, ou uni-las em uma deliciosa salada de frutas. Com certeza a sua saúde vai aprovar essa ideia.

PEPINO

Assim como a melancia, o pepino também é formado predominantemente por água. Por isso, intensificar o consumo desse legume durante o verão é uma ótima ideia, principalmente porque, além de hidratar, ele é leve e possui poucas calorias, mas tem um grande poder de saciedade.

BEBIDAS ISOTÔNICAS

As bebidas isotônicas foram desenvolvidas especificamente para repor os líquidos e os sais minerais eliminados pelo corpo durante a transpiração. Por isso, apesar de serem grandes aliadas da hidratação do organismo, o seu consumo é mais indicado durante a realização das atividades físicas ou em casos mais intensos de desidratação.

SUCOS

Um copo de suco é sempre uma ótima ideia para espantar o calor e repor os líquidos do corpo. Porém, você pode optar por adicionar à sua receita as frutas e vegetais que mais combinam com o seu paladar, assim, a reidratação durante o verão se torna mais simples e saborosa.

DICA: Uma boa opção para variar nos sabores e até deixar a bebida mais geladinha e refrescante, é preparar sucos com poupas congeladas, que geralmente apresentam opções diferentes de frutas e, muitas vezes, facilitam o preparo da bebida, já que não é preciso lavar, nem tirar a casca ou caroço.

Outra dica interessante é utilizar leite ao invés de água no preparo da bebida, transformando-a em uma vitamina, que ajuda a repor os líquidos do organismo igual ao suco, mas de uma forma mais nutritiva e encorpada (ou seja, ela pode saciar a sede, reidratar e ainda matar a fome).

GELATINA

É claro que a gelatina não trará os mesmos resultados que um bom copo d’água, porém, quem disse que ela não pode dar uma pequena contribuição no processo de reposição de líquidos? E o melhor é que ela é refrescante e uma ótima opção de sobremesa.

DICA:  você pode optar pela versão diet da gelatina, que é tão gostosa quanto a com açúcar, mas não prejudica a dieta.

SORVETE

Assim como as gelatinas, os sorvetes de palito não são a solução permanente para o problema da desidratação, mas podem ajudar nessa missão. O ideal é escolher os sabores de fruta, que possuem menos açúcar, mais água e são muito refrescantes.

EVITE!

Se o objetivo é manter ou repor os líquidos do corpo durante o verão, ingerir novos alimentos e bebidas nem sempre é suficiente. Em alguns casos, evitar alguns produtos também é necessário.

É o caso do consumo excessivo do sal, por exemplo, que causa a retenção de líquidos e a desidratação das células. Outro vilão de um organismo hidratado é a bebida alcoólica, que aumenta a perda de água do corpo.

Prontos para combater a desidratação nesse verão? Coloque essas dicas em prática e sinta a diferença de manter o seu organismo com a quantidade de líquidos necessária para o seu bom funcionamento.