Você tem dificuldades para dormir ou para manter o sono durante toda a noite? Infelizmente, você não é o único com esse problema no Brasil! Uma pesquisa realizada no ano passado, pela Associação Brasileira do Sono, revelou que 73 milhões de brasileiros sofrem com problemas de insônia.

Causas

A falta de sono durante à noite pode ser associada à uma enorme lista de motivos, porém, algumas das razões que mais prejudicam as horas de repouso dos brasileiros são os problemas financeiros, o uso excessivo das tecnologias antes de ir para a cama e as demais preocupações do dia a dia – principalmente aquelas que se relacionam com o trabalho. Ou seja, geralmente as pessoas não conseguem dormir bem, porque, ao invés de descansar, o cérebro continua trabalhando a todo vapor durante à noite.

Mas, é claro, que há também outros fatores que contribuem com a insônia, como:
– depressão;
– ansiedade;
– estresse;
– problemas neurológicos;
– problemas respiratórios;
– descontrole hormonal;
– idade avançada;
– mudanças de hábitos;
– alguns tipos de doenças crônicas que causam dor;
– uso de medicamentos;
– consumo excessivo de drogas, álcool e nicotina;
– ingestão de cafeína.

Efeitos

Uma única noite mal dormida pode não trazer muitos efeitos para a sua saúde e o seu corpo, mas quando o problema se torna recorrente, é preciso ficar atento. Afinal, a insônia pode desencadear problemas de memória e concentração, maior ansiedade, irritabilidade, depressão e baixo rendimento profissional (e das demais atividades diárias, é claro).

Outras consequências de dormir poucas horas ao longo da noite são o envelhecimento precoce, problemas capilares e de pele, cansaço, falta de energia, dores de cabeça, crises gastrointestinais, imunidade baixa (o que te torna suscetível a contrair diversos tipos de doenças), e até as chances de sofrer com a diabetes, hipertensão ou outras doenças cardíacas.

Solução

Assim como existem diversos fatores que resultam em uma noite mal dormida, também há diferentes níveis de insônia, desde a mais leve, até aquela que pode ser considerada crônica. A boa notícia disso tudo, no entanto, é que, ao invés de ficar horas rolando na cama, tentando encontrar o sono, você pode buscar por uma alternativa muito mais saudável e eficaz: a prática do pilates!

Pilates X Insônia

O pilates envolve uma série de movimentos que ajudam o praticante a se conectar com a sua mente e ter maior consciência corporal. O efeito disso, na prática, pode ser percebido através da sensação de bem-estar e relaxamento, durante e após a realização dos exercícios – fatores que contribuem (e muito) com a qualidade do sono.

Além disso, a prática dessa atividade física também contribui para um maior controle do sistema respiratório, que ajuda a mobilizar a coluna vertebral e o sistema nervoso e, assim, acalmar todo o organismo, reduzindo, dessa forma, os problemas de ansiedade e estresse.

E tem mais! O método do pilates ajuda a melhorar a postura, a relaxar a musculatura tensionada, a ter um maior equilíbrio muscular e a diminuir alguns tipos de dores, principalmente nas costas, o que contribui para noites de sono mais tranquilas e, consequentemente, dias melhores aproveitados.

Nada de contar carneirinhos

A prática de atividades físicas em benefício do sono já foi comprovada cientificamente. Isso significa que, para combater a insônia, sair do sedentarismo é uma opção muito mais eficaz do que ficar na cama contando carneirinhos. Porém, diante da infinidade de modalidades disponíveis atualmente, o pilates se sobressai como uma das mais indicadas para melhorar a qualidade do sono.

A grande vantagem dessa atividade física é que, enquanto outros esportes são intensos e deixam o organismo muito agitado, o pilates possui exercícios leves e de baixo desgaste físico, ou seja, ele pode ser praticado até duas horas antes de dormir (sem afetar a qualidade do seu sono) e você consegue encaixar as aulas com mais facilidade na sua rotina.

Não deixe a insônia derrubar você! Adquira o seu free pass para conhecer nossa estrutura e descubra na prática como o pilates pode melhorar a qualidade do seu sono e da sua vida!