Não é exagero afirmar que a dança é uma atividade física completa! Afinal, enquanto uma pessoa se dedica a aprender uma coreografia, ela está movimentando diferentes partes do seu corpo, cuidando da sua saúde física e também trabalhando questões emocionais. Tudo isso sem perceber e o que é melhor: enquanto se diverte.

Mas será que todo tipo de dança apresenta esses benefícios aos seus praticantes? A resposta é: definitivamente sim!

Atualmente, existe uma enorme variedade de ritmos e tipos de dança. Algumas trabalham mais uma parte do corpo do que outras, além disso, existem algumas modalidades que possuem objetivos bem específicos. Ainda assim, todas têm algo em comum: serem grandes aliadas da forma física e da saúde!

A variedade dos tipos de dança, aliás, é uma ótima notícia para quem deseja praticar esse tipo de atividade física. Se esse é o seu caso, aqui vai uma dica: dedique-se a conhecer as diferentes modalidades existentes no mercado. Afinal, assim, as chances de você encontrar uma opção de dança que combine perfeitamente com os seus objetivos e gosto pessoal são bem maiores!

Para ajudar nessa pesquisa, nós apresentaremos, a seguir, os tipos de dança que você pode praticar na Carpe Diem Academia e mostraremos os benefícios que cada uma delas traz para a sua saúde, o seu emocional e a sua forma física. Confira!

BALLET INTENSE

O que é: uma modalidade que mistura passos do Ballet Clássico com exercícios fitness, como agachamentos, abdominais e flexões.

Benefícios para a forma física: proporciona um alto gasto energético, melhora a postura e o condicionamento físico, fortalece a musculatura (principalmente dos membros inferiores e posteriores), alonga os músculos e proporciona maior força lombar e abdominal.

Benefícios para a saúde: ajuda a perder peso (o que é ótimo não só para a forma física, como para a saúde de forma geral); melhora a capacidade respiratória, proporcionando mais fôlego até mesmo para a realização de atividades simples do dia a dia; contribui com o sistema cardiovascular; e reduz alguns tipos de dores, principalmente na coluna.

Benefícios para a mente: trabalha a memória e a concentração; garante minutos de descontração e diversão; promove o autoconhecimento e a socialização com outros praticantes; melhora o humor e a autoestima; e ajuda a controlar o estresse, a ansiedade e a depressão.

ZUMBA

O que é: a mistura de exercícios aeróbicos associados aos passos e ao ritmo de danças latinas, como merengue, salsa, mambo, reggaeton, samba, axé e funk.

Benefícios para a forma física: ajuda a perder peso e a queimar calorias; fortalece os músculos; melhora a flexibilidade e resistência; combate a retenção de líquidos; e remodela todo o corpo.

Benefícios para a saúde: trabalha as articulações; melhora a coordenação e a densidade óssea (o que beneficia principalmente os idosos); aumenta os níveis de oxigênio no sangue e a amplitude dos movimentos; e favorece a saúde cardiovascular, prevenindo coágulos e arritmia cardíaca, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo o coração e reduzindo os níveis de colesterol e da pressão sanguínea.

Benefícios para a mente: reduz o estresse; promove uma sensação de bem-estar; melhora o humor; ajuda a controlar as emoções; relaxa; aumenta a autoestima e a sensação de felicidade (graças à liberação de endorfinas); combate a depressão; reduz a ansiedade; oferece a oportunidade de interagir com outras pessoas, o que é ótimo para fazer novos amigos e descontrair; melhora a disposição psicológica; e promove maior qualidade de vida.

FIT DANCE

O que é: uma modalidade que mistura exercícios fitness com coreografias de diferentes intensidades.

Benefícios para a forma física: ajuda a emagrecer; queima (muitas) calorias; fortalece a musculatura; acelera o metabolismo; e libera toxinas e previne a retenção de líquidos.

Benefícios para a saúde: melhora a capacidade cardiorrespiratória; aumenta o condicionamento físico, beneficiando a realização de outras atividades fora da academia; fortalece os ossos e as articulações; melhora a postura; diminui as dores no corpo; garante mais disposição; e combate problemas de saúde como a obesidade, hipertensão e diabetes.

Benefícios para a mente: é uma fonte de diversão e bom humor; ajuda a conhecer pessoas e fazer novos amigos; faz bem à memória e retarda o envelhecimento do cérebro; eleva a autoestima; contribui com a qualidade do sono; aumenta a confiança; combate a depressão; e controla a timidez.

Ficou curioso para conhecer melhor esses tipos de dança? Adquira o seu free pass da Carpe Diem Academia e descubra qual delas combina mais com você e com os seus objetivos! Vem dançar com a gente!