A musculação é uma das atividades físicas mais procuradas por pessoas que querem ganhar massa muscular. Mas você sabia que outras atividades também podem gerar o mesmo resultado? Exemplo disso é a natação!

Ganho de massa muscular com a musculação

Na musculação, a ganho da massa muscular é garantido por meio de exercícios de força, que estimulam o fortalecimento das fibras, promovem a queima de calorias e trabalham os mais diversos grupos musculares do corpo.

Para que esse resultado seja atingido é fundamental ter foco e determinação. Afinal, para conquistar a tão sonhada massa muscular é preciso praticar a musculação pelo menos três vezes por semana e, ainda assim, as mudanças no corpo provavelmente não vão começar a aparecer com pouco tempo de prática.

O tempo normal para que o ganho da massa muscular possa ser notado é de aproximadamente seis meses – que é o período que o corpo leva para se acostumar à atividade física, queimar a gordura e, então, apresentar resultados na musculatura.

Ganho de massa muscular com a natação

Pode não parecer, mas durante a prática da natação, o corpo também está ganhando e fortalecendo os músculos. Isso acontece porque, o esforço realizado para “superar” a resistência da água acaba se transformando em massa muscular, principalmente nos membros superiores – embora outras regiões também sejam trabalhadas.

Com a prática dessa atividade, no entanto, dificilmente será possível provocar uma grande hipertrofia muscular. Então, se esse é o seu objetivo, melhor não focar somente na natação. Porém, para casos de ganho de massa muscular moderado esse esporte é, sim, uma ótima opção, até porque ele acelera o processo de tonificação dos músculos.

Entretanto, para chegar lá, é preciso estar constantemente dentro da água e contar com o apoio de um instrutor ou professor – ele saberá orientar a sua aula e também intensificar o treino, para alinhá-lo às suas expectativas, aumentando a velocidade do nado ou indicando a utilização de acessórios.

Musculação X Natação

A decisão sobre qual atividade é mais indicada para o ganho da massa muscular irá depender dos seus objetivos e preferências, afinal, as duas atividades são bem diferentes.

Para quem não gosta de fazer musculação ou não tem a pretensão de gerar uma grande hipertrofia muscular, a natação é uma ótima opção. Já para as pessoas que querem realmente ganhar músculos e gostam da dinâmica das academias, a musculação é a atividade física mais indicada!

Agora, quem deseja não apenas queimar calorias, mas também ganhar massa muscular e potencializar a sua performance, a melhor opção é combinar a prática dos dois esportes!

É isso mesmo! A natação e a musculação são atividades complementares: enquanto a musculação fortalece os músculos para um melhor desempenho dentro da água, a natação aumenta a capacidade aeróbica, contribuindo com a performance na musculação.

E, então, para você, quem ganha essa batalha: natação ou musculação? Venha para a Carpe Diem Academia e descubra praticando!