Você já parou para pensar que o seu organismo é como um automóvel, que precisa receber o combustível certo para continuar funcionando? A diferença aqui é que, enquanto, o veículo utiliza álcool, gasolina ou diesel para se manter em movimento, o seu corpo depende de vários nutrientes e vitaminas diferentes – e se eles faltarem, eventualmente, o seu organismo vai começar a dar “defeito”.

Porém, como garantir que os alimentos que você consome estão de acordo com a sua necessidade? Seguindo uma dieta nutricional! Só ela poderá definir com exatidão o que o seu organismo tem em excesso ou precisa repor e, assim, garantir uma alimentação balanceada e saudável.

Por exemplo, em busca do “corpo perfeito”, muitas pessoas acabam aderindo às dietas radicais, que incluem apenas carboidratos, líquidos, proteínas ou fibras. Porém, se não forem consumidos junto com outros alimentos, esses grupos alimentares não serão capazes de oferecer ao organismo todos os nutrientes que ele precisa, e o resultado disso é o déficit de vitaminas e minerais e, consequentemente, o desenvolvimento de problemas de saúde.

Mas é claro que não são apenas as dietas sem informação que são um risco, mas também o consumo desenfreado de comidas industrializadas, por exemplo, que são ricas em gorduras e sódio, mas pobre no que realmente importa: vitaminas e nutrientes.

Como você deve ter percebido, nem um dos extremos faz bem para o seu corpo: nem seguir dietas muito restritivas, nem comer à vontade qualquer tipo de alimento. Aqui, quem manda é o equilíbrio e quem pode definir isso para você é um nutricionista.

Por que consultar um nutricionista?

Antes de mais nada é importante entender que uma dieta saudável e eficaz deve levar em conta as individualidades de cada pessoa, incluindo o histórico familiar, social e clínico, as aversões e preferências, intolerâncias alimentares, doenças, consumo de remédios, prática de atividades físicas, questões psicológicas e exames laboratoriais. E é claro que tudo isso só pode ser avaliado por um profissional capacitado. E é aí que entra o nutricionista!

A partir de uma avaliação detalhada de todos os fatores relevantes para a elaboração de uma dieta, o nutricionista poderá identificar cada uma das necessidades do seu organismo e mais do que isso, ele poderá ajudar você a atingir os seus objetivos de forma eficaz e saudável.

Confira, a seguir, outros motivos pelos quais vale à pena investir em uma dieta nutricional:

Disposição

Uma alimentação saudável e balanceada não muda somente o corpo, mas também a sua disposição e autoestima, o que é superimportante, até mesmo, para você deixar a preguiça de lado e encarar os treinos com foco total.

Saúde

Ok, você já sabe que comer bem significa ter mais saúde, mas quais doenças podem ser prevenidas? Inúmeras! Algumas delas são a obesidade, diabetes, anemia, colesterol, hipertensão, depressão, ansiedade e estresse. Tudo isso sem falar nos distúrbios hormonais, na falta de memória, concentração e sono, entre vários outros tipos de problemas.

Emagrecimento saudável

As dietas radicais podem até apresentar um resultado aparentemente satisfatório por um tempo, porém, é muito difícil mantê-las a longo prazo, o que acaba contribuindo para o efeito sanfona. Ao contar com o apoio de um nutricionista, no entanto, esse risco é minimizado, pois o emagrecimento acontece de forma gradual e você passa por um processo de reeducação alimentar, o que faz com que o período de manutenção do peso aconteça de forma saudável e controlada.

Alimentação e atividade física

A dieta nutricional traz inúmeros benefícios para o corpo, para a saúde e até para a mente, porém, é importante lembrar que, para manter a forma e ser verdadeiramente saudável, é fundamental também praticar atividades físicas regularmente. Assim, será possível criar novos hábitos, manter o equilíbrio do corpo, alcançar os seus objetivos e, é claro, cuidar da saúde!