Os grãos de Kefir (também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve) tiveram origem no Cáucaso. Ele é composto por diversos microorganismos, que atuam tanto na fermentação de bebidas quanto na regulação do intestino.

O Que é Kefir?

É um produto de leite fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem gosto de iogurte bebível.

A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores nutricionais podem variar com base no leite do qual ele é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo.

Ele é rico em nutrientes e probióticos, sendo incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Quais os benefícios do Kefir para a saúde?

Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para:

  • Impulsionar a imunidade
  • Tratar doenças inflamatórias do intestino;
  • Construir densidade óssea;
  • Atuar contra alergias;
  • Melhorar a digestão da lactose;
  • Matar o fungo Cândida;
  • Desintoxicar o organismo.

Kefir emagrece?

O consumo de Kefir ajuda a emagrecer por proporcionar saciedade e, com isso, você diminui a ingestão de alimentos. Além disso, ele melhora o funcionamento do seu intestino.

Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal.

Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no Kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, ele é um alimento com pouquíssimas calorias e muito nutritivo.

Mas o Kefir sozinho não faz milagres. Ele colabora para o emagrecimento, mas para isso é preciso que você se alimente bem e mantenha hábitos saudáveis.

Quer saber mais? Acompanhe nossa página do Facebook e confira, em breve, receitas deliciosas com Kefir.