O inverno pede comidas calóricas, uma coberta quentinha e programações dentro de casa, de preferência, que não seja preciso sair da cama ou do sofá – nós sabemos! Mas isso não significa que você não pode dar um “jeitinho” para fazer com que a estação mais fria do ano combine também com atividades físicas, bem-estar e saúde.

O primeiro passo para mandar a preguiça embora e trocar as cobertas pela roupa da academia é procurar, justamente, por uma atividade física que você poderá praticar em um local fechado. Assim, você não ficará exposto ao frio e conseguirá se aquecer de forma mais rápida.

Por falar em se aquecer, esse é outro ponto importante para quem quer fazer qualquer tipo de atividade, principalmente, durante essa época do ano: o aquecimento. Nos dias mais frios, é normal que a musculatura fique contraída (a fim de evitar a perda de calor), o que acaba deixando a pessoa mais vulnerável a sofrer com dores e lesões. O risco de isso acontecer, no entanto, é menor para quem capricha na hora de se alongar e se aquecer.

Para praticar atividades físicas durante o inverno também é importante ficar atento à utilização das roupas adequadas. Alguns tecidos, como o algodão, por exemplo, mantêm o corpo mais aquecido, porém, uma vez molhado pelo suor, não seca tão rápido e acaba dando ainda mais frio.

O ideal, para fazer exercícios em qualquer época do ano, é utilizar peças de tactel, lycra e supplex. Isso porque, esses materiais não retém o líquido do suor junto ao corpo, o que garante uma sensação melhor durante a realização das atividades, bem como evita até mesmo o surgimento de alguns problemas de saúde, como resfriados e inflamações na garganta.

Agora que você sabe o que é importante levar em consideração para praticar atividades físicas durante o inverno, confira em quais tipos de modalidades vale a pena apostar para se manter ativo e também obter ótimos resultados, mesmo durante o inverno:

Musculação

A musculação é uma das modalidades indoor mais comum. Os resultados que essa atividade física traz para o corpo já são bastante conhecidos, porém, durante o inverno, eles podem ser potencializados, uma vez que o organismo consome mais energia – e consequentemente queima mais calorias – para se manter aquecido nos dias mais frios.

Outra vantagem em fazer musculação no inverno é que você pode adaptar o seu treino para evitar que os seus músculos sofram qualquer tipo de lesão nos períodos de baixa temperatura. Basta você conversar com o seu instrutor e ajustar os seus exercícios.

Natação

A natação é uma das atividades mais completas que existem, por isso, os seus benefícios são inúmeros. Porém, eles nunca poderão ser percebidos se você não mantiver uma disciplina com o seu treino. O ideal é evitar ao máximo faltar nas aulas, assim você poderá curtir todas as estações do ano com o corpo que você deseja e com a saúde em dia, já que essa modalidade contribui significativamente com a melhora de doenças respiratórias e com o aumento da imunidade.

Pilates e Yoga

Pode parecer que o pilates e a yoga não são boas opções de modalidades para o inverno, afinal, elas são menos dinâmicas que outras atividades, o que pode dar a sensação de que será mais difícil se aquecer e esquecer o clima frio típico desta época do ano. Mas a verdade é que, normalmente, os ambientes em que essas atividades são realizadas costumam possuir um clima mais agradável e confortável, o que pode ser um super estímulo para apostar nessas modalidades durante o inverno.

Mas esse não é o único benefício de fazer yoga e pilates nesta época do ano. Outro ponto forte é que essas atividades evitam dores comuns nos dias de frio – causadas pelo encurtamento da musculatura na região do pescoço e das costas – e esse resultado pode impactar outros fatores importantes, como o bem-estar, o humor e a qualidade de vida.

HIIT

Se a preguiça é um problema muito grande para você durante o inverno, uma ótima opção é procurar por uma modalidade mais rápida e dinâmica, que você pode finalizar em poucos minutos. Esse é o caso do HIIT, um tipo de treino de alta intensidade que você finaliza em 30 minutos – e mantém o seu metabolismo acelerado por horas.

Essa atividade queima até 550 calorias e não dá tempo para o seu corpo esfriar ou você perder o pique. Além disso, os exercícios estimulam a produção de várias substâncias essenciais para manter o humor lá em cima, o que é essencial não somente para ter mais motivação para treinar com foco total, como também para realizar outras atividades do dia a dia.

Qual exercício físico você vai escolher para praticar nesse inverno? Adquira o free pass da Carpe Diem Academia para fazer um teste e escolher aquele que mais combina com você e com os seus objetivos!