Não é por acaso que o treino funcional vem ganhando cada vez mais adeptos. Afinal, essa modalidade traz inúmeros benefícios aos seus praticantes em um curto período de tempo.

Se você ainda não está familiarizado com este tipo de treino, é importante saber que o que ele propõe é que você utilize apenas os movimentos naturais do seu corpo para ativar a musculatura e, assim, alcançar diversos resultados diferentes.

Em alguns casos, são utilizados alguns equipamentos específicos, como bolas, elásticos kettlebells, entre outros. Porém, ainda assim, os exercícios do treino funcional serão associados a certos tipos de movimentos, como: pular, correr, agachar, puxar e empurrar.

Alguns dos benefícios proporcionados por esta modalidade são:
– aumento da força muscular;
– ganho de resistência, agilidade e condicionamento físico;
– queima de gordura;
– perda de peso;
– correção da postura;
– combate ao estresse, ansiedade e depressão;
– melhora do equilíbrio e da flexibilidade;
– fortalecimento da musculatura.

Apesar de todos esses benefícios serem alcançados de forma natural com a prática regular desta atividade física, é possível incluir alguns hábitos no seu dia a dia e no seu treino para potencializar o seu desempenho durante o treinamento funcional. Confira quais hábitos sãos estes!

Investir na “dieta funcional”

O Universo do treino funcional já é uma realidade. Prova disso é que, hoje, já existe até mesmo uma dieta ideal para quem pratica esse tipo de atividade. Esta dieta, conhecida como “dieta funcional” busca incluir alguns alimentos importantes para manter o sistema imunológico forte, emagrecer e proporcionar força e energia para encarar os exercícios com disposição total.

Entre os alimentos importantes para os praticantes do treino funcional estão a chia, que proporciona a sensação de saciedade e ajuda a perder a barriga; o gengibre, que é um produto termogênico e, por isso, acelera o metabolismo e favorece a perda de gordura corporal; e o hibisco, que combate a retenção de líquidos e, consequentemente, ajuda a definir o corpo.

Alimentar-se corretamente no pré-treino

Esses três itens que você conferiu acima são essenciais para dar uma turbinada nos resultados obtidos com o treino funcional. Por isso, o ideal é que você os inclua na sua alimentação diária.

Porém, para melhorar o seu desempenho durante os exercícios em si, você precisa ficar atento ao que ingere antes da atividade física – e nada de se exercitar em jejum. O indicado é fazer uma alimentação rica em carboidratos de 30 minutos a uma hora antes de dar início ao treinamento funcional.

Para o pré-treino, o indicado é comer pão branco, frutas com granola e mel, biscoitos integrais, queijo branco magro, batata doce, frango grelhado e iogurte natural.

Cuidar da respiração

Não é só na execução dos exercícios que você deve focar durante o treino funcional, mas também na correta respiração. Por meio dela, é possível aumentar a sua capacidade pulmonar e fortalecer os músculos que participam deste ato semivoluntário.

O indicado durante os exercícios de alongamento ou estabilidade é respirar de forma lenta e profunda, a fim de utilizar a expansão torácica para deixar o ar entrar e controlar a ação dos músculos abdominais para deixar o ar sair.

Já para os exercícios de força, o recomendado é utilizar a respiração superficial, iniciando um novo ciclo a cada repetição, a fim de acompanhar o movimento realizado.

Fazer os exercícios corretamente

Não tem como fugir! Para se obter resultados, é necessário realizar os exercícios corretamente e trabalhar os músculos de forma sinérgica. Lembre-se que quem sai perdendo tentando sabotar o treino é você mesmo. Então, dê o seu melhor enquanto realiza esta atividade física!

Fortalecer o core

A região central do corpo é chamada de core e ela é fundamental para um bom desempenho no treino funcional. Se você não tiver uma boa sustentação nesta área, você não conseguirá realizar os movimentos tão bem, nem terá um resultado eficiente e nem suportará as cargas dos exercícios.

Então, você já sabe, dedique-se a fortalecer a região do core, que envolve os músculos abdominais, lombares e dos glúteos, para turbinar os seus resultados com o treinamento funcional.

 

Hidratar-se

Muito se fala sobre a importância de beber água e, para quem quer alcançar bons resultados com o treino funcional, este é um hábito muito importante.

O indicado não é apenas se hidratar antes, durante e depois dos exercícios, mas ao longo de todo o dia. Isso porque, a água contribui para que uma série de reações metabólicas aconteçam, contribuindo com o desempenho do treino.

Além disso, a hidratação correta melhora consideravelmente a regeneração muscular, o que contribui não apenas para a sua performance durante a aula de treinamento funcional, mas também garante mais efetividade entre um treino e outro.

Agora que você sabe como se dar bem durante o treino funcional e melhorar a sua performance, faça a sua matrícula na Carpe Diem e coloque todas as dicas em prática. Em pouco tempo, você conseguirá notar os resultados!