Quantas horas ao longo do dia você passa sentado e, dentre elas, quantas você pensa em alinhar a sua postura ou não sobrecarregar a sua coluna? Provavelmente a resposta para as duas perguntas foram bem discrepantes. Afinal, a má postura é um problema muito comum, que poucas pessoas costumam dar o devido valor.

Já que o assunto é problemas na coluna, aqui vai mais algumas perguntas: você sofre constantemente com dores nas costas ou no pescoço? Se sim, alguma vez você já pensou em fortalecer a sua musculatura para evitar essas dores e desconfortos?

Se a sua resposta para a segunda pergunta foi “não”, nós temos uma notícia para te dar: você está precisando urgentemente se exercitar!

Desvios e dores na coluna

Poucas pessoas se dão conta disso, mas alguns hábitos comuns do dia a dia podem afetar negativamente a integridade da sua coluna vertebral. Só o tempo que você passa com as costas e o pescoço “caídos”, enquanto mexe no celular, já pode ser suficiente para que, em um longo prazo, você comece a sentir desconfortos na região da coluna.

Isso sem falar no excesso de peso carregado em mochilas e bolsas, no uso de calçados inadequados para alguns tipos de atividades ou nas 8 horas do dia que você passa no trabalho sentado de qualquer jeito, sem cuidar da postura.

Embora essas situações pareçam inofensivas, saiba que as consequências podem ser bem ruins. Só mesmo quem já sofreu com dores na coluna sabe quão incômodas elas podem ser e se você nunca passou por isso, não se sinta privilegiado ainda, pois pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% da população de todo o mundo deve sofrer com esse problema ao longo da vida.

As temidas dores nas costas não são, no entanto, as únicas consequências da falta de cuidado e atenção com a coluna. Afinal, alguns problemas posturais podem evoluir para um caso crônico – como a escoliose, cifose, lordose e lombalgia -, que afetam permanentemente a realização de algumas atividades do dia a dia e, consequentemente, a qualidade de vida.

Então, se você ainda não teve esses tipos de problema é bom se preparar ou melhor, evitar, pois a qualquer momento a vítima dessas dores e desvios pode ser você.

Mas, afinal, como evitar as dores na coluna?

Embora os dados relacionados às dores na coluna sejam alarmantes, evitá-las ou amenizá-las pode ser mais simples (e prazeroso) do que você imagina!

Com a prática de alguns exercícios, você pode aprender a cuidar da sua postura para mantê-la sempre alinhada. Além disso, você pode também fortalecer a sua musculatura, a fim de tornar a sua coluna mais resistente às sobrecargas.

E qual atividade milagrosa é essa que irá ajudá-lo alinhar a postura, evitar as dores na coluna e, ao mesmo tempo, trabalhar a musculatura? O pilates, é claro!

Um dos principais objetivos do pilates é o fortalecimento dos músculos, especialmente das costas, já que eles realizam um importante trabalho de sustentação.

Porém, esse não é o único benefício dessa atividade física. Ela contribui também para o alongamento –  importante para relaxar, melhorar a postura e promover a consciência corporal – para a estabilidade da coluna, o tratamento de dores e o alívio das tensões nas costas.

Para que esses efeitos sejam gerados, são propostos alguns tipos de exercícios, que utilizam de objetos e aparelhos específicos ao mesmo tempo que trabalham a própria resistência e movimentação do corpo.

Uma grande vantagem da prática do pilates é que ele pode ser realizado por qualquer tipo de pessoa, independentemente das suas limitações e problemas de saúde. Isso significa que, além de ser uma atividade física democrática, ela pode ser ajustada de acordo com os seus objetivos.

Sendo assim, se você ainda não tem nenhum problema postural e quer evitá-lo, você pode conversar com o seu professor para alinhar os exercícios à sua necessidade.

Porém, se você já possui algum desvio ou dor na coluna, não desanime. Você não será menos beneficiado pelo pilates, muito pelo contrário. Com um bom instrutor, você poderá realizar exercícios específicos na intensidade adequada para tratar ou aliviar o seu problema.

E, então, você está esperando o que para fortalecer a sua musculatura, alinhar a sua postura e combater as temidas dores nas costas? Aqui na Carpe Diem Academia você faz aulas de pilates com professores capacitados para ajustar os exercícios aos seus objetivos e necessidades! Venha se exercitar junto com a gente, a sua coluna agradece!