É difícil encontrar quem não concorde que dezembro faz parte da melhor época do ano. Afinal, esse é o mês oficial das férias (na maioria dos casos), do recebimento do 13º salário, da chegada do verão, das confraternizações na empresa e, claro, das deliciosas festas de final de ano.

O único lado ruim disso tudo, no entanto, é que, com tantos motivos para comemorar, fica difícil manter o foco na dieta – principalmente diante das fartas ceias de Natal e Ano Novo.

Mas, já que ninguém é de ferro e as festas de final de ano só acontecem uma vez a cada 365 dias, nós te damos uma colher de chá e apresentamos algumas alternativas para que você possa curtir as ceias sem culpa e, o que é mais importante: sem prejudicar o “Projeto Verão”.

Vá preparado

Se você tiver se alimentado corretamente ao longo do dia, fazer um prato menor durante a ceia não vai ser tão impossível assim.

Uma boa opção, então, para não exagerar durante à noite, é tomar bastante água ao longo do dia, investir em alimentos saudáveis e de alta saciedade e fazer pequenos lanches entre os intervalos das refeições. Com certeza, assim, você não terá dificuldade em resistir às tentações.

Seja moderado

A palavra de ordem para as festas de final de ano é moderação. Afinal, só assim será possível curtir as delícias das ceias de Natal e Ano Novo sem ter uma decepção com a balança no dia seguinte.

Para não exagerar no prato, pegue de tudo um pouco, mas em pequenas quantidades. Focar nos alimentos mais naturais, como as castanhas, frutas e saladas, também é uma ótima ideia, já que eles ajudam a dar saciedade e regulam o metabolismo.

Se tem um prato que você não consegue resistir, que tal aproveitar um pouco mais dessa opção e abrir mão de outro que você não é muito fã? Isso vale, inclusive, para a hora da sobremesa!

Outra alternativa para não enfiar o pé na jaca é avaliar as opções de carnes. O peru, por exemplo, é menos calórico que outros tipos de carnes preparadas durante essa época do ano e, por isso, o seu consumo pode prejudicar menos a sua dieta.

DICA: quando o assunto é moderação não é apenas ao prato que você deve ficar atento, já que o copo também pode ser um grande vilão da sua dieta. Por isso, vale a pena maneirar no consumo de bebidas alcoólicas, que costumam ser muito calóricas – principalmente a cerveja.

Tente entrar em um consenso

Não é porque as festas de final de ano são marcadas pela fartura, que a mesa precisa estar repleta de pratos calóricos, gordurosos e cheios de açúcar. Há várias receitas deliciosas que ajudam a tornar os alimentos mais leves e saudáveis e, na hora da divisão dos pratos, você pode sugeri-las para a sua família. Afinal, todo mundo sairá ganhando com uma ceia mais light!

Não se esqueça do dia seguinte

Geralmente, os eventos de Natal e Ano Novo acontecem em duas etapas: durante à noite quando a ceia é servida e, no outro dia, para continuar a comemoração e, normalmente, consumir os alimentos que sobraram do dia anterior.

Sabendo disso e, levando em consideração que durante a ceia você já extrapolou, o seu plano para o dia seguinte é pular o café da manhã, certo? Errado!

O café da manhã é muito importante para manter o corpo sadio e o metabolismo acelerado. Além disso, essa refeição vai te ajudar a não exagerar no prato do almoço. Mas nada de começar o dia com alimentos calóricos, até porque, como você já sabe, a moderação é a palavra-chave dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

DICA: um suco detox é uma ótima forma de começar o dia, principalmente nessas datas.

Não abandone os exercícios

Não é porque dezembro é o mês mais agitado de todos, que você deve abandonar os exercícios, muito pelo contrário! Essa época é ideal para manter o foco nas atividades físicas, já que o tempo dá mais ânimo, você precisa queimar as calorias adquiridas na ceia de Natal e Ano Novo e, é claro, é época de curtir a praia e a piscina – e você não vai querer estar fora de forma.

Então, mexa-se diariamente!

Seja feliz!

Manter o foco nos seus objetivos é importante, mas não deixe que isso te impeça de aproveitar os bons momentos da vida. Então, ao invés de ficar a todo momento se policiando sobre o que vai comer e beber, curta os momentos com a sua família e os amigos, aproveite para colocar o papo em dia, matar a saudade das pessoas que você não vê há tempos e se divertir – até porque dar risada também queima calorias!