Muitos motivos podem levar uma pessoa a praticar exercícios físicos. Algumas, só recorrem aos esportes quando estão insatisfeitas com o corpo, outras, quando descobrem que o sedentarismo se tornou um risco para a sua saúde. Poucas, porém, tomam essa iniciativa para ter uma vida feliz!

Se, em algum momento da sua vida, você já fez algum tipo de atividade, certamente você já sentiu um bem-estar muito grande durante e após os exercícios. Essa sensação boa está ligada a uma série de neurotransmissores que o seu organismo libera enquanto se movimenta, como a serotonina e a endorfina, conhecidas como os “hormônios da felicidade”.

Mas quando o assunto é se sentir bem, praticando exercícios físicos, não são somente os hormônios que devem ser levados em consideração. Afinal, algumas atividades possuem essa característica intrínseca: a capacidade de promover uma maior sensação de bem-estar e felicidade. Esse é o caso, por exemplo, da Yoga e do Pilates!

Benefícios

A prática da Yoga e do Pilates traz uma série de benefícios. Ao propor que os praticantes se concentrem na realização de algumas posturas e também em sua respiração, essas atividades permitem que as pessoas se conectem consigo mesmas, com cada parte do seu corpo e com a sua mente – algo que, em meio à rotina corrida, tem se tornado cada vez mais raro.

Por oferecer esse momento de autoconhecimento, a Yoga e o Pilates, por si só, já se tornam atividades que promovem o bem-estar. Porém, elas vão ainda além, proporcionando um momento de relaxamento essencial para qualquer tipo de pessoa, principalmente àquelas com crise de ansiedade e depressão.

Outra vantagem é que essas atividades contribuem significativamente com a qualidade do sono dos praticantes e, acredite, uma noite bem dormida pode fazer toda a diferença no humor, na tomada de decisões e nos fatores psicológicos de qualquer pessoa.

Além disso, ambas as modalidades trabalham diretamente com a autoestima de seus praticantes, fazendo com que eles se sintam cada vez mais capazes, mais seguros, mais confiantes e, por vezes, mais atraentes – o que influencia diretamente na sua felicidade e na forma com que eles enxergam a vida.

É importante destacar também que, normalmente, as aulas de Yoga (especialmente) são realizadas em um ambiente preparado para essa finalidade. Geralmente, esses lugares possuem um clima agradável e uma música de fundo que contribui com o momento de relaxamento. Por isso, muitas vezes, o simples fato de a pessoa estar em um ambiente assim, já faz com que ela se sinta melhor, mais tranquila e com as emoções equilibradas.

E já que estamos falando sobre felicidade e bem-estar, não podemos deixar de falar sobre um último ponto importante que a Yoga e o Pilates também oferecem em comum: a possibilidade de conhecer pessoas e fazer novos amigos.

Pode não parecer, mas, ao se manterem envolvidas com as tarefas do dia a dia, as pessoas deixam de reservar um tempo para cuidarem de si e esquecem como é valioso fazer novas amizades e conhecer novas histórias. Porém, felizmente, essa é mais uma solução que o Pilates e a Yoga oferecem por meio de suas aulas, que geralmente são realizadas em grupo, facilitando a socialização.

Cada uma das sensações garantidas pela Yoga e pelo Pilates não só promovem mais qualidade de vida e bem-estar, como ajudam com que as pessoas consigam analisar os seus problemas e preocupações com outras perspectivas para que possam, assim, ter mais calma na hora de enfrentar os desafios do dia a dia – fatores que podem trazer paz, paciência e felicidade para a vida, de uma forma geral.

Você está preparado para desfrutar de todos os benefícios que a Yoga e o Pilates podem trazer? Então, adquira o seu free pass e descubra qual dessas atividades mais combina com você. Depois é só vir se exercitar conosco e curtir a sua nova fase, de felicidade e bem-estar!