Todos os anos, no mês de novembro, fala-se sobre o câncer de próstata e a importância de prevenir essa doença. Mas você sabe por que tratar sobre esse assunto é tão relevante?

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte em homens, no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Ainda segundo o mesmo órgão, a estimativa é que, desde o início de 2018 até o final de 2019, 68.220 novos casos deste tipo de câncer devem ser registrados no país e 1 a cada 41 homens devem morrer por causa dessa doença.

Como você deve ter notado, o câncer de próstata não tem um índice de mortes tão alto quanto outros tipos de doenças, porém, não é por isso que ele não merece uma atenção especial. Mesmo porque, esse tipo de tumor pode trazer sérias complicações para a saúde do homem, como dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga por completo e até a perda de sangue por meio da urina.

O câncer de próstata também pode levar à metástase, ou seja, ele pode fazer com que a doença avance para um nível mais grave e comprometa outros órgãos que, até então, estavam sadios.

Como prevenir o câncer de próstata

Na grande maioria dos casos, o câncer de próstata se manifesta a partir dos 50 anos de idade. Apesar de o seu aparecimento estar ligado também a questões genéticas, uma boa notícia é que, se você está na faixa dos 20, 30 ou 40 anos, ainda tem um bom tempo pela frente para cuidar da sua saúde e evitar essa doença.

Alguns cuidados que valem a pena serem tomados é dedicar uma atenção especial à sua alimentação, promover algumas mudanças de hábitos e focar na sua saúde de uma forma geral. Confira algumas dicas práticas de como você pode evitar o câncer de próstata:

– Consuma muitas frutas, legumes, grãos e cereais integrais;
– Coma bastante tomate;
– Mantenha o seu peso adequado à sua altura;
– Não exagere no consumo de álcool;
– Não fume;
– A partir dos 40 anos de idade, realize os exames de rotina ao menos uma vez por ano;
– Se você tem um caso da doença na família, converse com o seu médico para que seja feito o acompanhamento necessário;
– Faça atividades físicas todos os dias.

O câncer de próstata e a atividade física

Pode parecer que a atividade física não tem qualquer relação com o aparecimento ou não do câncer de próstata, mas, na prática, a realidade é outra.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estudou 2.705 homens com esse tipo de doença e separou-os em dois grupos: aqueles que faziam menos de uma hora de exercícios físicos por semana e aqueles que praticavam algum tipo de atividade física três ou mais horas por semana.

O resultado foi exatamente este que você está imaginando: o grupo que pratica atividades físicas regularmente apresentou um risco de mortalidade causado pelo câncer de próstata 61% menor do que o grupo que quase não se exercita.

Um dos motivos pelos quais existe essa disparidade entre os dois grupos estudados é porque a atividade física impacta diferentes aspectos do organismo. A obesidade, por exemplo, causa um desarranjo hormonal – elevando os níveis de insulina, baixando os índices de testosterona e apresentando uma grande quantidade de citocinas inflamatórias – que contribui para a progressão do câncer de próstata.

Justamente, por isso, os exercícios físicos são tão importantes, pois eles combatem a vida sedentária, ajudam a manter os hormônios equilibrados e reestabelecem a saúde de uma forma geral.

Sugestões de atividades para combater o câncer de próstata

A prática regular de qualquer atividade física mantém o corpo mais saudável e ajuda no combate ao câncer de próstata. Ainda assim, se você pretende ingressar no mundo dos exercícios, nós separamos três modalidades específicas que podem apresentar um benefício ainda maior para o seu organismo na luta contra essa doença tão séria. Confira:

Natação

A natação é uma atividade vigorosa, muitas vezes de alta intensidade e que apresenta uma melhora significativa na parte cardiorrespiratória. Além disso, ela é muito benéfica para a prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata.

Yoga

A yoga ajuda a combater o câncer de diferentes formas. Uma delas é que, ela fortalece o tônus muscular, aumenta a capacidade cardiovascular e, principalmente, promove a perda de peso, que é essencial para combater o surgimento de tumores malignos.

Outro ponto importante sobre a prática da yoga é que ela contribui de forma significativa na redução do estresse, baixando os níveis de ansiedade e cortisol que, muitas vezes, podem levar as pessoas a adotarem hábitos ruins para a sua saúde (e ótimos para a o aparecimento do câncer de próstata e também em outros órgãos), como o consumo excessivo de álcool e drogas.

Bike

Pessoas que andam de bicicleta ou praticam bike indoor apresentam probabilidades bem menores de ter câncer do que aquelas sedentárias. Mas esse não é o único motivo pelo qual vale a pena investir nessa atividade física, afinal ela é muito eficiente na luta contra a perda de peso que, como já vimos, é fundamental para prevenir o aparecimento de tumores malignos em diferentes partes do corpo.

Não espere o pior acontecer para cuidar da sua saúde! Comece a se exercitar hoje mesmo para prevenir o câncer de próstata e garantir mais qualidade de vida a curto, médio e longo prazo!