Qualquer atividade física é importante para cuidar do corpo e da saúde, mas nem todas conseguem fazer tudo isso e, de quebra, garantir um momento de diversão e descontração. Não é o caso das aulas de dança, é claro!

Por envolverem música, serem dinâmicas e, normalmente, contarem com um grupo de pessoas, as aulas de dança são ideais para quem quer cuidar da saúde, emagrecer e garantir outros benefícios para o seu corpo, longe dos aparelhos da academia!

Mas será que as aulas de dança ajudam realmente a emagrecer? Sim, elas fazem isso e muitas outras coisas, como você irá descobrir a seguir.

Dança para emagrecer

Enquanto a sua atenção está voltada aos movimentos da coreografia ou do exercício, você pode não perceber, mas seu corpo está combatendo aqueles quilinhos a mais. Pesquisas revelam que, uma aula de dança bem executada, pode chegar a queimar até 1000 calorias.

Mas, para chegar lá, não adianta fazer corpo mole! Se o objetivo é realmente emagrecer através das aulas de dança, você precisa ter muito foco e motivação. Tudo bem se você não for o melhor dançarino da turma, mas é o seu empenho e a intensidade dos seus movimentos que irão contribuir para que haja o aumento da frequência cardíaca e a queima das calorias.

Emagrece… e o que mais?

Além de eliminar a gordurinha indesejada, a aula de dança também ajuda a tonificar os músculos, principalmente das pernas, bumbum e abdômen. E o melhor é que com um pouco de dedicação, a definição do seu corpo pode aparecer sem você nem se dar conta – sem falar na resistência que você vai ganhando dia a dia. Isso acontece, porque, para realizar alguns passos, vários músculos são exercitados, o que significa uma musculatura definida e forte para você ir cada vez mais longe na dança e nas demais atividades diárias.

E os benefícios das aulas de dança vão ainda além. Elas garantem mais força, trabalham o sistema respiratório e cardiovascular, fortalecem os ossos, ajudam a dar agilidade e coordenação motora.

Quer conhecer ainda mais vantagens de se exercitar em uma aula de dança? Conheça alguns estilos e saiba como eles ajudam você a fazer as pazes com o seu corpo:

Zumba

A zumba não é exatamente um ritmo, pois ela mistura exercícios aeróbicos com as danças latinas (merenge, salsa e reggaeton), ajudando a tonificar os músculos e a perder peso – uma boa aula com duração de 60 minutos, queima até 1000 calorias.

As coreografias costumam ser muito animadas e ótimas para quem quer se exercitar sem precisar se preocupar com muitas regras. Afinal, para emagrecer e tonificar os músculos, não é necessário, obrigatoriamente, que você faça os passos com perfeição, mas, sim, que se dedique a manter o ritmo do professor.

Ballet Fit

Tendência nos últimos anos, o ballet fit mistura exercícios do Ballet Clássico com atividades voltadas para o ganho de massa muscular e condicionamento físico, que são comuns nos treinos funcionais e de academia.

É graças a união desses exercícios, que esse tipo de dança apresenta tantos resultados positivos, como fortalecimento muscular, melhora na postura e na respiração, definição do corpo e maior equilíbrio e flexibilidade. Tudo isso sem falar que o ballet fit pode ser um grande aliado da perda de peso, já que uma aula de 1 hora pode queimar até 750 calorias.

Fit Dance

Dança clássica não é a sua praia? As aulas de fit dance podem resolver o seu problema, já que têm a mesma proposta do ballet fit de misturar exercícios físicos com a dança. A diferença, nesse caso, é que os ritmos envolvidos nessa aula são mais variados e animados – geralmente são aquelas músicas que estão em alta e ajudam a dar um gás durante a coreografia.

Nesse tipo de dança também não é preciso ser um dançarino profissional para se dar bem e garantir os resultados esperados. No início, basta tentar pegar a coreografia, seguindo os passos do professor e, conforme for ganhando confiança, vai se tornando muito mais fácil aperfeiçoar os exercícios.

E já que falamos em resultados, não podemos deixar de mencionar que a fit dance faz bem ao coração, eleva a autoestima, libera toxinas, trabalha diversos músculos diferentes, acelera o metabolismo, estimula a memória e ainda pode queimar de 600 a 1000 calorias em somente uma hora de aula.

E, então, preparado para perder aqueles quilinhos que tanto te incomodam enquanto dança? Adquira o seu free pass e descubra, na Carpe Diem Academia, qual modalidade combina mais com você: a zumba, a fit dance ou o ballet fit.