Quanto mais cacau encontramos no chocolate mais teremos substâncias boas para a saúde. Por exemplo, os flavonoides (em especial a epicatequina) são os nutrientes mais importantes do chocolate amargo. Aos flavonoides são atribuídos diversos benefícios entre os quais temos: anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antialérgica, anticâncer, entre outros. Outro benefício é que ajudam na absorção de vitamina C, importante para melhorar o sistema imune e ainda ajuda na produção de colágeno. Um papel muito importante para a saúde é o fato de ter ação antioxidante intensa atuando como agente preventivo do câncer e também de doenças cardiovasculares.

Uma das propriedades do cacau é o seu efeito termogênico. Ou seja, ele aumenta o metabolismo do nosso corpo fazendo-o gastar energia numa velocidade maior e assim, consumindo mais gordura e carboidratos para se manter em atividade.

Por ter ação termogênica, o chocolate amargo pode ajudar na perda de peso. Isso se deve à presença de cafeína no cacau. Além dela, existem outras substâncias com efeito muito parecido ao da cafeína: a metil-xantina e a teobromina. Para cada 100 g de chocolate podemos encontra 5 mg de metil-xantina e 160 mg de teobromina.

Para ter os resultados desejados você deve estar praticando algum tipo de atividade física, seja aeróbica ou de resistência. Além disso, os resultados são melhores quando você passa a ingerir diretamente o cacau em pó na dieta. Ele pode ser consumido junto com alguma fruta e mel ou em vitaminas e iogurtes já que possui o gosto um pouco amargo.

A quantidade ideal de chocolate amargo que deve ser consumido por dia é de apenas 30 g, o equivalente a 3 “quadradinhos” de uma barra grande. São 179 calorias, 2.34 g de proteínas, 12.79 g de gorduras e 13.77 de carboidratos. Como se pode perceber, ainda que seja do tipo amargo, o chocolate pode ser bem calórico e ultrapassar as 30 g por dia não é aconselhável.

O chocolate amargo pode ser ingerido puro ou com frutas e iogurtes. Você pode ralar ou triturar e colocar no lanche que desejar. Mas atenção: não é bom ingeri-lo acompanhado de leite porque o oxalato presente no cacau impede a absorção do cálcio.