Pedalar é uma atividade fantástica, que te deixa relaxado, promove bem-estar e, de quebra, cuida da sua saúde. Pensando em todos esses benefícios, foi criada uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos: a bike indoor.  Mas não se engane! Essa não é uma aula comum, em que você passará alguns minutos do seu dia pedalando tranquilamente dentro de uma academia. Se interessou pela bike indoor? Então, conheça alguns benefícios que ela pode garantir para você e para a sua saúde.

Queima (muitas!) calorias:

Não é por acaso que a bike indoor é uma modalidade super indicada para pessoas que querem perder aqueles quilinhos a mais em um período menor de tempo, pois, acredite, uma única aula de 50 minutos pode queimar até 800 calorias! E, o que é melhor: por ser uma atividade de alta intensidade, a queima calórica continua acontecendo por horas ao longo do dia, mesmo depois que os exercícios são finalizados.

Enrijece os músculos:

Assim como qualquer atividade física, a bike indoor estimula a musculatura, fazendo com que ela fique mais definida e enrijecida. Durante as aulas, os glúteos, coxas, panturrilha e abdômen são os mais trabalhados, embora seja possível observar ótimos resultados também nos tríceps, ombros, costas e bíceps.

Para, de fato, garantir o tônus muscular, é importante variar a intensidade da pedalada durante a aula, simular subidas e descidas e avançar no grau de dificuldade do exercício.

Fortalece o sistema cardiovascular e respiratório:

Pedalar durante as aulas de bike indoor exige muito esforço, o que faz com que o metabolismo e os batimentos cardíacos fiquem acelerados, aumentando a sua resistência e fortalecendo os sistemas respiratório e cardiovascular.

Para notar a diferença na respiração e no coração, não é preciso muito tempo de prática. Porém, quanto mais você se dedicar à essa atividade e conseguir aumentar a frequência dos exercícios, melhores serão os resultados obtidos.

Combate ao estresse:

Se você procura por uma modalidade tranquila, a bike indoor não é para você, o que não significa, no entanto, que essa atividade não seja capaz de combater o estresse e criar ótimos momentos de bem-estar e diversão. Isso tudo acontece porque as aulas estão longe de ser monótonas e entediantes. Muito pelo contrário: os exercícios são bastante variados e, normalmente, é criado um ambiente ideal para a sua realização, que inclui uma iluminação especial e músicas animadas e atuais.

Somando a esses fatores, ainda tem o fato de aula ser realizada em grupos, o que torna a academia um ambiente de convívio entre amigos (e família, por que não?). Assim, fica fácil de entender porque o tédio e o estresse passam longe dos praticantes da bike indoor.

É seguro:

Pedalar ao livre é demais, porém, o clima nem sempre ajuda. Além disso, ainda tem a questão de segurança. Afinal um ciclista nunca está 100% protegido, mesmo na ciclovia.

Na aula de bike indoor, no entanto, nada disso é problema, uma vez que o praticante fica em um ambiente seguro, livre de poluição, do trânsito e dos riscos da violência urbana. Assim, ele pode focar somente no que realmente importa, que é realizar com excelência os seus exercícios.

E não são apenas os fatores externos que representam um risco para quem pedala ao ar livre, já que é preciso ter equilíbrio e atenção para não sofrer nenhum acidente. E, para esses “problemas”, a bike indoor também se revela como uma ótima alternativa, pois, além de o equipamento ficar fixo no chão, essa atividade não tem nenhum tipo de impacto. Sendo assim, praticamente qualquer pessoa pode praticá-la sem o risco de sofrer algum tipo de lesão.

Agora que você já tem algumas informações teóricas sobre a bike indoor, que tal partir para a prática? Obtenha o seu free pass na Carpe Diem Academia e confira no seu corpo e organismo todos os benefícios dessa atividade!