O bem que as atividades físicas fazem para o corpo é de conhecimento geral. Qualidade de vida, emagrecimento, bem-estar e combate à obesidade são apenas alguns benefícios, da enorme lista, que justificam a necessidade de se manter em movimento. Porém, você já parou para pensar que as atividades físicas podem fazer diferença, também, no equilíbrio emocional?

Mesmo sem perceber, a oportunidade de se desligar do mundo à sua volta e se concentrar no seu corpo, nos seus movimentos e na sua respiração é uma oportunidade também de se conectar consigo mesmo, extravasar o estresse e a pressão do cotidiano e realinhar os seus pensamentos e sentimentos – momentos que, na correria do dia a dia, podem ser únicos e valiosos.

Por mais incrível que pareça, atividades físicas que promovem esses momentos são mais populares e acessíveis do que você imagina. Aqui mesmo, na Carpe Diem Academia, você pode praticá-las. Algumas dessas atividades são:

Pilates

Para realizar os exercícios de pilates corretamente, o praticante precisa ter foco, concentração e controle do corpo e da mente e, tudo isso, contribui de forma direta para que ele mantenha 100% da sua atenção naquele momento e movimento – o que é ótimo para desenvolver o equilíbrio interno.

Além disso, por meio do pilates, o praticante aprende a respirar corretamente e a utilizar a inspiração e expiração a seu favor, não apenas durante a realização dos exercícios, mas também no dia a dia, principalmente em momentos em que é preciso ter um controle dos impulsos e sentimentos, como em casos de estresse elevado ou até em crises de pânico e de ansiedade.

Yoga

A yoga utiliza de respirações, relaxamentos, meditações e exercícios posturais para desenvolver potenciais e integrar o corpo, a mente, as energias e as emoções. Assim, essa atividade promove muito mais que um bem-estar físico, mas também uma tranquilidade mental e percepção interior, que são fundamentais para conquistar o tão desejado equilíbrio emocional.

Assim como no pilates, a respiração também é fundamental para as posturas da yoga, isso porque o aumento de oxigênio no organismo melhora as funções vitais, ao mesmo tempo que promove maior clareza mental e estabilidade emocional.

No dia a dia, isso significa mais foco e concentração para a realização das mais diversas atividades, redução de estresse e ansiedade, melhor qualidade do sono e mais estabilidade para lidar com quadros de depressão.

Alongamento

Pode não parecer, mas as cobranças do dia a dia agem diretamente sobre o nosso corpo, fazendo com que os músculos fiquem rígidos e tensionados, além, é claro, de causar estresse e, em casos mais graves, depressão, ansiedade e até crise de pânico.

Com a prática do alongamento, no entanto, todos esses efeitos podem ser minimizados, já que os movimentos lentos e calculados ajudam a aliviar as tensões, acalmar as emoções e a eliminar resíduos químicos indesejáveis produzidos pelo corpo.

Para isso, é fundamental, no entanto, se concentrar em cada parte do corpo que está sendo trabalhada e deixar a mente se esvaziar de todo pensamento e sentimento negativo, para que possa se focar totalmente no relaxamento, alinhamento das emoções e bem-estar.

Conquiste o equilíbrio emocional se movimentando! Adquira o nosso free pass e descubra qual tipo de atividade mais combina com você, com as suas necessidades e o seu estilo de vida!