Provavelmente você já está cansado de saber que alguns alimentos ajudam a dar uma turbinada nos treinos, garantindo maior rendimento, performance e disposição ao seu organismo durante a realização das atividades físicas. Porém, existem alguns alimentos que podem apresentar um efeito contrário e sabotar o desempenho dos seus exercícios.

Quer saber o que evitar no seu pré-treino? Confira a lista que preparamos para você:

Sódio

Consumir alimentos muito salgados ou que possuem um alto índice de sódio podem fazer com que a sede fique ainda maior durante o treino e, caso você não tenha uma garrafinha de água sempre ao lado, o resultado pode ser desidratação e, consequentemente, cãibras e dores de cabeça durante os exercícios.

Evite: salgadinhos, refrigerantes, carnes processadas (presunto, salsicha, mortadela e bacon), peixes enlatados (sardinha ou atum) e qualquer outro prato que leve muito sal em seu preparo.

Lactose

A lactose dificulta a digestão e causa desconforto gástrico, o que impacta o desempenho durante as atividades físicas. Além disso, em algumas pessoas, essa substância pode causar enjoo e sonolência.

Evite: leite de vaca e alguns tipos de queijos.

Fibras

As fibras são ótimas para estimular o intestino, mas podem ser péssimas para o seu treino. Afinal, na hora da atividade física tudo o que você não precisa é ficar com vontade de ir ao banheiro, não é mesmo?

Evite: granola, aveia, feijão, farelos e saladas.

Gorduras

A gordura é outra substância que possui digestão lenta, provoca desconfortos gastrointestinais e demora para produzir a energia necessária para o treino. Ou seja, a combinação de comidas gordurosas e exercícios físicos não costuma dar certo!

Evite: castanhas, azeite, hambúrguer, pizza, abacate, chocolate, frituras, biscoitos recheados, leite integral e salgadinhos.

Álcool

Bebidas alcoólicas costumam causar desidratação e, por isso, o seu consumo não é indicado antes do treino. O ideal é deixar para perder água somente durante a realização das atividades físicas, enquanto sua a camisa!

Evite: qualquer bebida alcoólica.

Bebidas Gaseificadas

Quem nunca tomou uma latinha de refrigerante e depois ficou se sentindo estufado? Isso acontece porque as bebidas gaseificadas “alargam” o estômago, causando mal-estar, indigestão e flatulência – sintomas que, definitivamente, não combinam com atividade física.

Evite: refrigerantes e qualquer bebida que contenha gás.

Alimentos que incham a barriga

Alguns alimentos podem fermentar durante o processo de digestão, causando gases e, em alguns casos, desconforto, dores e inchaço na barriga, sem falar na dificuldade de realizar alguns exercícios que movimentam mais essa região do corpo, como a yoga, por exemplo.

Evite: feijão, ovo, brócolis, couve-flor, repolho, lentilha, nabo e ervilha.

Com essa lista, certamente ficará muito mais fácil controlar a sua alimentação, melhorar o seu desempenho e também entender porque em alguns dias você parece ter mais energia e disposição para treinar do que em outros.

No entanto, vale lembrar que, embora os alimentos citados acima costumem desencadear esses sintomas, nem todos os atletas apresentarão as mesmas reações ou serão igualmente prejudicados.

Mas, por via das dúvidas, é sempre bom evitá-los!