Movidas pelo desejo de queimar calorias, ganhar músculos e garantir aquela forma física dos sonhos, muitas pessoas começam a praticar exercícios em um ritmo frenético sem se importarem com outros fatores importantes, como a harmonização da parte superior e inferior do corpo e a função que cada músculo desempenha.

Pode parecer bobagem, mas ficar atento à essas questões pode ser determinante para o seu desempenho durante a realização de suas atividades físicas e, principalmente, os resultados que você irá obter com elas.

Por exemplo, você já parou para pensar como os membros inferiores são essenciais? Além da função básica de garantir que você consiga se movimentar livremente de um local para outro, eles também são responsáveis por sustentar todo o peso do seu corpo.

Muitas pessoas, no entanto, se esquecem desse fator e, muitas vezes, intensificam os treinos para fortalecer apenas os músculos da região superior. Ou seja, elas deixam o tronco e os braços mais pesados, mas não trabalham as pernas para que elas suportem essa sobrecarga. Com isso, acabam ficando mais suscetíveis a sofrerem lesões nos tendões e articulações ou até mesmo desvios posturais.

Outro fator importante sobre os membros inferiores é que, é nessa região que estão localizados os maiores músculos do corpo. Isso significa que, se eles forem devidamente trabalhados durante os treinos, a concentração de massa magra será maior e, consequentemente, o seu metabolismo ficará mais acelerado, contribuindo para que o gasto calórico aconteça de forma mais intensa durante a realização das atividades físicas.

Ainda não se convenceu que os membros inferiores são fundamentais para o seu desempenho e saúde? Pois, então, saiba que é na panturrilha que o sangue dos membros inferiores é impulsionado para as outras regiões do corpo. Portanto, quando essa parte da perna está fortalecida, esse processo acontece de forma mais ágil, beneficiando, assim, todo o sistema circulatório do seu organismo!

E não é só isso! Há ainda outro ponto muito importante sobre os membros inferiores: eles são indispensáveis para a realização de algumas atividades físicas, como a corrida e o ciclismo, por exemplo. Porém, nem sempre com a prática de apenas um esporte é possível obter toda a força e resistência que os músculos das coxas, glúteos e panturrilha exigem.

Como trabalhar, então, os membros inferiores para ter melhor eficiência durante os treinos e também garantir os benefícios mencionados acima? É simples! Com a prática do treinamento funcional!

Os exercícios propostos por essa atividade física têm como objetivo trabalhar algumas regiões do corpo por completo, ou seja, se você sonha em fortalecer o bumbum, por exemplo, o treinamento funcional irá ajudá-lo a chegar lá, não apenas estimulando a contração dos glúteos, mas também ativando as fibras estabilizadoras e outros grupos musculares.

Outra super vantagem do treinamento funcional é que ele promove a consciência corporal, permitindo que, com o tempo, você conheça os seus limites, aumente a sua capacidade de realizar os exercícios sem desperdiçar energia e evite submeter os músculos a um estresse desnecessário – fatores que são muito importantes para as pessoas que querem melhorar o seu desempenho em outras atividades físicas.

Vale ressaltar também que, diferentemente de uma aula de musculação, por exemplo, que utiliza uma série de equipamentos para gerar resultados, o treinamento funcional aposta nos próprios movimentos comuns do dia a dia para trabalhar a musculatura, como pular, correr, agachar, puxar, girar e empurrar.

A grande vantagem de praticar esses exercícios durante o treino é que, além de emagrecer e tonificar a musculatura, as atividades rotineiras se tornam mais simples de serem realizadas. Sem falar que os benefícios podem ser notados não apenas nos membros inferiores, mas no corpo como um todo. Afinal, os treinamentos funcionais garantem muito mais flexibilidade, agilidade, coordenação, força, equilíbrio, resistência e condicionamento físico.

Agora que você já sabe qual a importância dos exercícios funcionais para o fortalecimento dos membros inferiores venha treinar com a gente! Nossos professores estão prontos para recebê-lo e possuem todo o conhecimento necessário para ajustar o seu treino aos seus objetivos, necessidades e limitações!