As atividades físicas de alta intensidade vêm ganhando cada vez mais adeptos e os motivos dessa ascensão são fáceis de entender: os exercícios garantem grande eficácia na perda de gordura, comparado a outros tipos de treinos, essa modalidade tem menos tempo de duração (30 minutos no máximo) e, o que é melhor: a queima de calorias continua acontecendo por horas após a finalização do treinamento.

Como uma atividade pode ter tantas vantagens? É simples: o que os exercícios de alta intensidade propõem é a combinação de períodos de muito esforço físico intercalados com períodos de descanso, o que faz com que o metabolismo fique acelerado e o corpo consuma ao máximo da sua capacidade total. E é graças a combinação de todos esses fatores que os resultados dos treinos são alcançados.

Se interessou pela modalidade e quer começar o quanto antes as suas aulas? Então, faça a sua matrícula hoje mesmo e prepare-se para soar (e muito) a camisa, mas não, sem antes, consultar um cardiologista.

Treinos de alta intensidade para cardiopatas

Assim como qualquer atividade física, os treinamentos de alta intensidade apresentam diversas vantagens para a saúde, porém, para evitar qualquer tipo de complicação, fazer uma avaliação médica e, principalmente, consultar um cardiologista pode ser fundamental. Isso porque, durante a realização dos exercícios, o corpo chega a consumir 90% da sua capacidade cardiovascular total, o que pode ser perigoso para pessoas com hipertensão, altos níveis de colesterol e portadores de doenças cardiovasculares.

Se você tem algum desses problemas, não desanime! Isso não significa que os exercícios de alta intensidade estão proibidos para você, pelo contrário, algumas pesquisas apontam algumas vantagens da prática dessa atividade para cardiopatas. Porém, somente um cardiologista poderá, de fato, avaliar as condições do seu coração para, então, liberar ou negar os exercícios em sua rotina.

Treinos de alta intensidade para não-cardiopatas

Se você não tem nenhum problema de coração, ótimo! Essa é sempre uma boa notícia. Isso não quer dizer, no entanto, que você está 100% liberado para praticar os exercícios de alta intensidade sem passar pelo seu cardiologista.

O ideal é que, antes de fazer a matrícula nos treinos de alta intensidade, sejam realizados ao menos um eletrocardiograma, um bom exame físico e também um ecocardiograma – independentemente das condições da sua saúde – isso porque, com esses exames, será possível constatar algum sopro ou outra anomalia que você possa ter no coração sem saber.

Dependendo da sua idade, um teste de esforço também pode ser importante para fazer uma avaliação completa do órgão e, assim, garantir segurança total durante a realização das atividades – pelo menos no que diz respeito ao coração.

 Outros especialistas

Como você já deve ter percebido, a consulta com um cardiologista é fundamental para a prática dos exercícios de alta intensidade, porém, ela pode não ser suficiente. O correto, para dar início à modalidade com o máximo de segurança possível, é passar também por um ortopedista. Afinal, a intensidade dos exercícios pode afetar as suas articulações e causar lesões ou, o que é pior: você pode ter alguma lesão desconhecida e, ao dar início nas atividades sem o devido acompanhamento, sofrer um dano ainda maior. Na dúvida, é melhor prevenir!


Conseguiu se convencer que consultar médicos especialistas é fundamental para dar início aos treinos de alta intensidade? Então, agende a sua consulta o quanto antes e, caso tudo esteja ok, venha se exercitar na Carpe Diem. Aqui, você pode praticar o HIIT e contar com o acompanhamento de profissionais, que irão desenvolver treinos de acordo com o seu condicionamento físico e limitações.