Todo ano é a mesma coisa: o frio chega e a vontade de treinar vai embora. Se identificou com essa situação? Então, confira a seguir alguns motivos para praticar atividades físicas durante o inverno e deixar a preguiça de lado.

1 – Aumento do gasto calórico

Nos dias mais frios, o corpo precisa queimar mais calorias para se manter aquecido, e quem ganha com isso são os exercícios físicos, que podem ter um aumento de gasto calórico de até 30%.

Se esse motivo não é suficiente para encarar as atividades físicas com disposição total, lembre-se: durante o frio, o apetite aumenta e os alimentos com maior índice de gordura – como massas, feijoadas e alguns tipos de doces – são mais consumidos, resultando em alguns quilos a mais, que podem ser difíceis de serem combatidos sem a ajuda de exercícios físicos.

2 – Foco no “Projeto Verão”

Com as baixas temperaturas, é normal exagerar nas refeições e perder o foco dos cuidados com o corpo, o que torna o conhecido “Projeto Verão” muito mais difícil de ser colocado em prática – afinal, depois que o inverno acaba, sobra pouco tempo para recuperar o peso e as medidas pretendidas.

O “Projeto Verão” não precisa ser um desafio, no entanto, se você não desistir dos treinos, mesmo nos dias mais frios. Até porque, o foco nas atividades físicas será mantido ao longo dos três meses de inverno e, quando as temperaturas finalmente começarem a subir, você não precisará correr atrás do tempo perdido, muito pelo contrário: você estará em forma e habituado com os treinos. Assim, a sua única preocupação será encontrar o destino ideal para curtir o verão de bem com o seu corpo e a sua saúde!

3 – Sono tranquilo e relaxado

Durante os dias mais frios, a vontade de ficar dormindo aumenta. Porém, não se engane, quando o assunto é o sono, a qualidade importa mais do que a quantidade e, nesse caso, a prática de exercícios físicos pode ajudar.

Pesquisas revelam que praticantes de atividades físicas conseguem dormir melhor que os sedentários. Sendo assim, as pessoas que praticam exercícios físicos descansam mais durante à noite e, consequentemente, têm mais disposição para encarar as tarefas do dia a dia – o que é essencial para combater aquela vontade de não sair da cama que bate de vez em quando.

4 – Aumento de performance

No calor, você pode até ter mais disposição para praticar exercícios físicos, porém, as chances de cansar muito mais rápido também são maiores. Isso acontece, porque o corpo acaba utilizando uma parte da sua energia para se manter resfriado. Com as temperaturas mais frias, no entanto, essa perda de energia é menor, o que faz com que você consiga ter uma performance melhor em seus treinos.

5 – Energia e disposição

Sabe aquela sensação de bem-estar que bate depois do treino? É a endorfina se manifestando! E é por promover esse sentimento bom no organismo, que essa substância se torna a opção ideal para espantar a preguiça e a sensação de desânimo causados pelos dias cinzas e frios.

Então você já sabe: quando a tristeza bater, pratique uma atividade física e libere um pouco de endorfina em seu organismo!

6 – Proteção extra para a saúde

Além de tudo que você já conferiu até aqui, a prática dos exercícios físicos também pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico, resultando em menos chances de você pegar alguns tipos de doenças, principalmente àquelas comuns das temperaturas frias, como a gripe e o resfriado.

A prática da natação, especificamente, contribui de forma ainda mais significativa com a saúde durante os dias mais frios, pois o vapor eliminado pela água da piscina ajuda a umidificar o ar, que costuma ficar mais seco durante o inverno, evitando, assim, as infecções virais.


Não deixe o frio te desanimar! Mantenha o foco no treino durante o inverno e confira na prática todas as vantagens que as temperaturas mais baixas podem trazer para você e para o seu desempenho!