Um novo ano acabou de começar. Sabe o que isso significa? Que esse é o momento ideal para você deixar para trás os velhos hábitos e começar a dedicar toda a atenção que o seu corpo e a sua saúde merecem. E é claro que, para fazer isso, não tem alternativa melhor do que encontrar uma atividade que te faça bem e te motive a deixar o sedentarismo de lado.

E, então, você está pronto para começar o ano novo com uma vida nova, mais ativa e saudável? Nós te indicamos algumas atividades que vão te ajudar com essa supermissão:

HIIT

Esforço físico exaustivo intercalado com um curto período de descanso e recuperação. Tão rápida e sucinta quanto essa definição são as aulas de HIIT, que propõe que os seus praticantes realizem um treino de alta intensidade, a fim de acelerar o metabolismo e, assim, garantir uma maior queima calórica.

Por exigir muito do corpo, as aulas desse tipo de atividade costumam ser mais curtas. Normalmente, 30 minutos é o tempo ideal para a realização do HIIT. Porém, não é porque a aula é curta que os resultados alcançados ficam abaixo do esperado, muito pelo contrário! Uma das grandes vantagens dos treinos de alta intensidade é que o metabolismo continua trabalhando por horas após o término dos exercícios.

Por que praticar?

Pelo trabalho do metabolismo e ótimos resultados apresentados, o HIIT é superindicado para pessoas que querem sair do sedentarismo e, de quebra, eliminar as gordurinhas indesejadas de forma mais rápida.

Outra vantagem desse tipo de treino é que, como as aulas são curtas, fica mais fácil encaixar os exercícios no dia a dia, o que é ótimo para acabar com a desculpa de que você não pratica atividades físicas por falta de tempo.

BIKE

Curte pedalar? Então, as aulas de bike podem ser ótimas para você. Isso porque, esse tipo de treino permite que você queime muitas calorias e fortaleça os músculos sem precisar se preocupar com as condições climáticas ou com outros problemas comuns para quem pedala na rua, como violência, áreas sem ciclovias, entre outros.

E é claro que esses não são os únicos motivos pelos quais você deve apostar nas aulas de bike para deixar o sedentarismo para trás, afinal, esse tipo de treino tem muitas outras vantagens, como o baixo impacto, que evita vários tipos de lesões e se torna um diferencial em relação à outras atividades aeróbicas.

Por que praticar?

As aulas de bike podem ser ajustadas de acordo com cada participante. Assim, se você for iniciante, basta conversar com o seu instrutor, para que ele crie um treino mais leve no início da prática. Depois, com o tempo, você pode ir avançando no grau de intensidade e alinhando o exercício às suas necessidades e objetivos.

E tem mais! Com esse tipo de treino você consegue perder peso, aliviar o estresse e aumentar a sua capacidade cardiorrespiratória, o que significa mais fôlego e disposição para realizar atividades simples do dia a dia, como caminhar e subir escadas.

YOGA

Se você não curte exercícios intensos e acha que algo mais tranquilo irá ajudá-lo a superar o sedentarismo de forma mais fácil, que tal experimentar a yoga?

Muito mais que uma atividade física, a yoga é uma técnica milenar que harmoniza o corpo, a mente e a respiração – e, acredite, faz um bem danado para a sua saúde física e mental.

Existem diferentes tipos de yoga e conhecer cada um deles é o primeiro passo que você deve dar antes de fazer a sua matrícula em uma aula, já que cada um deles possui a sua própria característica e estilo.

Por que praticar?

Pode não parecer, mas as posturas da yoga ajudam a controlar o peso. Além disso, essa técnica é ideal para tonificar os músculos, combater a depressão, proporcionar uma maior percepção do seu corpo, garantir maior flexibilidade, melhorar o sono, a disposição e o bem-estar e promover autoconhecimento e paz interior.

BALLET INTENSE

Nenhuma das atividades citadas acima fazem o seu tipo? Não tem problema! Existe sempre as aulas de dança, que além de exercitarem o corpo, costumam ser superatrativas para quem não gosta dos exercícios físicos mais convencionais.

Entre as aulas de dança disponíveis no mercado atualmente está o ballet intense, uma modalidade que mescla passos do ballet clássico com exercícios de treinamento funcional, que são mais focados no ganho de condicionamento físico e massa muscular.

Por que praticar?

Para quem quer perder peso, o ballet intense pode ser uma ótima opção, já que apenas uma aula pode queimar mais de 700 calorias. Além disso, essa atividade é ideal para tonificar os músculos, promover maior interação social e melhorar a postura, a flexibilidade e o alongamento do corpo.

BOXE  

Ainda não encontrou nenhuma atividade que te fez sentir vontade de sair do sedentarismo? Por que, então, não tentar uma luta? O boxe é uma das artes marciais que, nos últimos anos, ganhou destaque, principalmente entre o público feminino – prova disso, são diversas famosas que já se tornaram adeptas dessa prática.

Durante o treino, você aprende defesa pessoal, porém, realiza também outros tipos de exercícios, como corda, flexões e abdominais, que ajudam a aprimorar a movimentação, condicionamento físico e reflexo.

Por que praticar?

Em uma única aula de boxe é possível queimar mais de 600 calorias e definir o corpo na medida certa. Inclusive, é importante destacar que muitas pessoas acreditam que esse tipo de esporte pode aumentar o tamanho dos braços e ombros ou masculinizar o corpo, porém, isso é um mito. Na verdade, esse tipo de treino é ótimo para definir os músculos e reduzir medidas, além, é claro, de afinar a cintura, estimular a coordenação motora e diminuir o estresse.

E, então? Qual atividade mais combina com você e te motiva a deixar o sedentarismo para trás? Descubra na Carpe Diem, adquirindo o seu free pass e conhecendo algumas das modalidades disponíveis em nossa academia.