Você sabia que o pilates foi criado em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial? É isso mesmo, exilado em um campo de concentração por causa de sua nacionalidade e com um histórico de asma, raquitismo e febre reumática durante a infância, o seu criador, Joseph Hubertus Pilates, aproveitou o tempo de isolamento para experimentar técnicas de resistência. Porém, foi somente na década de 90 que essa atividade se tornou realmente popular e, desde então, ela nunca mais parou de crescer.

Benefícios do Pilates

Alguns dos benefícios garantidos pelo o pilates são o combate às doenças cardiovasculares, correção da postura, prevenção de fraturas causadas pela osteoporose, alívio de dores musculares e crônicas e também a eliminação de toxinas.

Para a mente, os benefícios que se destacam são a diminuição do estresse, o aumento da concentração, relaxamento e equilíbrio mental, o estímulo da memória e o controle da ansiedade.

E claro que tem mais, muito mais!

O pilates também traz outras inúmeras vantagens para o corpo como um todo, aumentando a flexibilidade, estimulando a coordenação motora, ajudando no processo de emagrecimento, promovendo maior flexibilidade, relaxamento, bem-estar e autoestima, tonificando a musculatura, expandindo a consciência corporal e garantindo o equilíbrio de todas as funções do corpo.

Com tantos benefícios, fica fácil de entender não apenas porque essa atividade se mantém viva há mais de um século, mas também porque ela se tornou tão popular, e vem sendo cada vez mais associada à prática de outras atividades, como corrida, caminhada, musculação, natação, futebol e dança. Afinal, com maior resistência e consciência corporal (para citar apenas alguns dos benefícios do pilates que podem ser atrelados a outros exercícios) fica muito mais fácil praticar qualquer atividade física.

Melhora de desempenho

Quer dizer, então, que ao praticar pilates você garantirá todos esses benefícios? Sim e não! Sim, porque, com certeza você sentirá uma mudança significativa na sua vida com a prática dessa atividade, principalmente se você for uma pessoa sedentária. Por outro lado, assim como acontece com a prática de outras modalidades, para que os seus objetivos sejam realmente alcançados é necessário ter comprometimento com os exercícios e, é claro que, quanto melhor for o seu desempenho, melhores serão os resultados que você irá atingir.

Quer saber, então, como você faz para otimizar as suas aulas de pilates? Nós separamos algumas dicas importantes:

  • Pesquise sobre o local em que você irá fazer essa atividade física. Certifique-se que o instrutor é qualificado para desempenhar essa função.
  • Fique atento ao seu nível! Se você é iniciante, não queira começar a praticar essa atividade em um nível mais avançado, até porque você não atenderá os requisitos básicos para colocá-lo em prática. Da mesma forma, se você sentir que já pode avançar para um grau maior de dificuldade, não seja acomodado! Converse com o seu instrutor e evolua para uma aula mais avançada.
  • Atenção aos aparelhos! Verifique sempre se os equipamentos estão dimensionados para você e nunca tente manipulá-los sozinho. Essa é uma função do instrutor, que foi treinado para isso.

  • Vá com calma! No pilates, o que importa é a qualidade e não a quantidade de movimentos. Sendo assim, realize os exercícios de forma lenta e precisa.
  • Mantenha-se comprometido! Faltas e atrasos podem prejudicar o seu desempenho e atrasar o aparecimento dos resultados, por isso, organize bem a sua agenda e deixe a preguiça de lado! E por falar em resultados, peça para que o seu instrutor corrija os movimentos e não fique chateado quando ele fizer alguma crítica ou correção, afinal, assim, será mais fácil de você atingir os seus objetivos.
  • Observe o seu corpo! Quando o assunto é pilates, consciência corporal é tudo! Então, antes de iniciar qualquer movimento, organize a sua mente e o seu corpo. Já durante os exercícios, concentre-se em tensionar apenas os músculos necessários e fique atento para controlar a região abdominal.
  • Não se esqueça da postura! Ela é importante para a excelência dos movimentos.
  • Respire! Respirar corretamente é fundamental para a realização das técnicas do pilates. Então, concentre-se em sua respiração!
  • Não perca o foco! Nenhuma atividade apresenta resultados em um período curto de tempo. Para que os seus objetivos sejam alcançados é preciso dedicação e disciplina a longo prazo.
    Se você está mesmo comprometido com o seu progresso, fique sempre atento às instruções do professor e, caso tenha alguma dúvida, peça para que ele repita. Lembre-se também de fazer os exercícios com vontade. Afinal, pilates exige vigor!
  • Respeite os seus limites! Ao invés de comparar o seu resultado com o seu colega, concentre-se em você e no seu progresso.  Caso esteja com algum problema físico ou desconforto, comunique ao seu professor. Ele saberá avaliar a sua condição para a prática do pilates naquele momento ou, então, poderá adaptar os exercícios, respeitando as suas necessidades.
  • Concentre-se! Se você não consegue realizar um movimento, não desanime! Nem sempre a dificuldade acontece por falta de força. Na maioria das vezes, é só uma questão de parar, se concentrar, e ensinar o seu corpo a controlar aquele movimento.
  • Faça aulas com os melhores! A estrutura oferecida para as suas aulas e o comprometimento e aperfeiçoamento constante de seus professores irão impactar nos resultados que você irá atingir. Então, procure por locais que atendam a todas as expectativas e que estejam, de fato, atentos aos seus objetivos, como a Carpe Diem Academia.

Agora que você já sabe toda a teoria para otimizar as suas aulas de pilates. Não perca tempo! Coloque cada uma dessas dicas em prática!