Fondue de Queijo Saudável
23 de julho de 2017
Brigadeiro Fit: receita termogênica para comer sem culpa
22 de agosto de 2017

5 benefícios da musculação na terceira idade

Pesquisas mostraram que exercícios de fortalecimento são importantes e eficazes para as mulheres e homens de todas as idades. O treinamento de força, especialmente em conjunto com o exercício aeróbico regular, também pode ter um impacto profundo sobre a saúde física, mental e emocional de uma pessoa na terceira idade.

Confira os 5 principais benefícios que separamos pra você:

1. Alívio de dores

A Universidade Tufts completou recentemente um programa de treinamento de força com homens mais velhos e mulheres com osteoartrite do joelho de moderada a grave. Os resultados deste programa de dezesseis semanas mostraram que o treinamento de força diminuiu a dor em 43%, aumentou a força muscular e o desempenho físico geral, melhorou os sinais e sintomas clínicos da doença e diminuição da deficiência. A eficácia do treinamento de força para aliviar a dor da osteoartrite foi tão ou até mais eficiente do que os medicamentos. Efeitos similares do treinamento de força têm sido observados em pacientes com artrite reumatóide.

2. Fortalecimento dos ossos

Mulheres na menopausa podem perder até 2% da massa óssea por ano. Os resultados de um estudo realizado na Universidade Tufts, que foram publicados no Journal of the American Medical Association, em 1994, mostraram que a musculação para idosos aumenta a densidade óssea e reduz o risco de fraturas, principalmente em mulheres com idade entre 50 a 70 anos.

3. Controle da glicose no sangue

O número de idosos com diabetes está crescendo exponencialmente em todo o mundo. Além de aumentar o risco de doença cardíaca e renal, a diabetes é também a principal causa de cegueira em adultos mais velhos. Felizmente, estudos mostram que as mudanças de estilo de vida tais como a musculação na terceira idade tem um impacto profundo em ajudá-los a combater a diabetes.
Em um estudo recente de homens e mulheres latino-americanos, 16 semanas de treinamento de força mostraram melhorias significativas no controle da glicose, chegando a ser comparado com os medicamentos específicos para controle da diabetes. Além disso, os voluntários do estudo ficaram mais fortes, ganharam músculos, perderam gordura corporal, tiveram menos depressão e se sentiram mais confiantes.

4. Saúde mental

A musculação na terceira idade fornece ainda melhorias semelhantes à medicamentos antidepressivos. Atualmente, não se sabe se isso é porque as pessoas se sentem melhor quando elas estão mais fortes e em forma ou se o treinamento de força produz uma mudança bioquímica útil no cérebro, liberando uma sensação de prazer e bem estar. É mais provável que seja uma combinação das duas coisas.
Quando os idosos participam de musculação na terceira idade, a autoconfiança e autoestima melhoram, o que tem um forte impacto na qualidade de vida geral.

5. Manutenção do peso corporal

A musculação é fundamental para o controle de peso, porque as pessoas que têm mais massa muscular têm uma maior taxa metabólica. O músculo é o tecido ativo que consome calorias, enquanto a gordura armazenada usa pouca energia. O treinamento de força pode fornecer um aumento de até 15% da taxa metabólica, o que é extremamente útil para perda de peso e controle de peso à longo prazo, o que evita uma série de doenças como obesidade, diabetes e até doenças cardiovasculares.

A Carpe Diem oferece, além da estrutura de primeira linha, profissionais capacitados para lhe auxiliar em todos os passos dos seus exercícios. Entre em contato conosco e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo.

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Carpe Diem
Carpe Diem
Com mais de 10 anos de existência, a academia Carpe Diem surgiu com a proposta de oferecer a seus clientes um espaço de bem estar e saúde equipado com o que há de melhor no mercado fitness e wellness. Os melhores profissionais, especializados nas mais diversas modalidades, e uma estrutura pensada nos mínimos detalhes para satisfazer e agradar até o publico mais exigente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simple Follow Buttons